Instalação de parque solar muda a realidade de São Gonçalo do Gurgueia

No final de 2018, a Enel Green Power iniciou a construção do Parque Solar São Gonçalo, no município de São Gonçalo do Gurgueia, localizado a 790 km de Teresina. Com o dobro da capacidade do Parque Nova Olinda, que fica em Ribeira do Piauí, a usina do extremo Sul será o maior da América Latina.

Resultado de imagem para USINA SOLAR EM SAÕ GONÇALO PICom 60% da população municipal abaixo da linha da pobreza, as cerca de 1.300 a 1.500 vagas de trabalho causaram alvoroço. O prefeito Paulo Lustosa Nogueira, conhecido como Paulinho, conta que os moradores ficaram impactados com a quantidade de pessoas no dia da seleção para emprego, pois pessoas de todo o Piauí foram participar.
 
Ele também relata que entre as muitas mudanças, a cidade está cheia de italianos e alemães, bares lotados à noite, ganhou duas farmácias, consultório odontológico particular, posto de lavagem, restaurante novo, delegacia estruturada. “Tudo que você faz na cidade hoje, você vende”, diz animado.
 
E faz uma reflexão dizendo que a cidade saiu de pacata, com 3.050 habitantes, para uma que tem um movimento muito grande, apesar de pequena. “Com a chegada da Enel, a cidade prosperou. Aquilo que a gente não tinha, hoje, é realidade. Os restaurantes todos melhoraram. Temos um restaurante novo, imenso. A delegacia foi melhorada, temos cinco policiais na cidade”, ressalta.
 
Segundo o prefeito, a previsão de investimento é de R$ 1,4 bilhão na fase inicial. De acordo com o governador Wellington Dias, quando recebeu representantes da Tozzi Industrires, no Palácio de Karnak, o investimento pode chegar a R$ 3,6 bilhões até a conclusão. O Parque Solar São Gonçalo fica a 8km da sede, na saída para Corrente.
 
A obra deve durar 4 anos e o prefeito acredita que a cidade nunca mais será a mesma. Com a chegada do parque, o prefeito Paulinho diz que observa as pessoas buscando qualificação e evoluindo na carreira. “A cidade não será nunca mais a mesma. Abrem-se os horizontes”, frisou.
 
Como incentivo a instalação da Enel no município, a prefeitura enviou projeto para a Câmara Municipal e conseguiu aprovar a redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 3%.
 
A estrutura inicial do parque permitirá a geração de 475 megawatts. Depois de concluída, São Gonçalo poderá atingir a geração de 875 megawatts de energia limpa.  Esta será captada lá, segue para a subestação de Gilbués e, então, será distribuída.

Fonte Portal Gurguéia 

VEJA TAMBÉM
vida saúde
FIEL 1
FIEL 3
droga centro
FONS
OPT
PA
tecnotica
WIL0002
drga centro 2
© 2017 Corrente é notícia, todos os direitos reservados