Secretário de Meio Ambiente de Corrente, Ulísses Nogueira sofre acidente de carro

O secretario de meio ambiente de Corrente Ulisses Nogueira sofre acidente próximo a Posse Go, Com base em informações de amigos do Secretário Ulisses, Ele vinha de Brasília - DF com destino a Corrente.

Com o secretario estava ainda seus pais o ex vereador de Corrente Elson Ferdinand Nogueira e sua mãe Dona Josélia Nogueira.

Ambos tiveram  ferimentos leves a mãe do secretário estava em observação em Hospital de Posse - GO, Mais sem maior gravidade. O acidente foi nesse domingo(22).

  

 

Secretário de Meio Ambiente de Corrente Ulisses Paranaguá  

Da Redação 89 99906 8076                

BR 135: Carreta carregada de algodão tomba em curva que já fez varias vitimas em Corrente

Acidente na BR 135 com carreta carregada de pluma de algodão tomba em curva onde já aconteceram vários acidentes.

A imagem pode conter: céu, grama, nuvem e atividades ao ar livreHoje(22) o motorista sofreu ferimentos leves e foi socorrido no HRC onde segundo o próprio motorista disse sido atendido e foi liberado em seguida.

O motorista que não quis ser identificado falou que o acidente aconteceu por volta de duas horas da tarde, Segundo ele que já está fora de casa há mais de um mês fazia mais um frete de Goiania GO a Fortaleza CE, A carreta está carregada de algodão.

A policia esteve no local deu assistência para o motorista, que disse para a equipe da força tática comandada pelo o sargento Carlos Sousa, que todas as providencias já tinha sido tomado como informar á empresa que ele trabalha como também o seguro.

Se as autoridades  já tivesse tomado as providencias de colocar uma grade de proteção nesse local, poderia ter evitado o acidente.      

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: céu, nuvem, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza 
 
 Da Redação 89 99906 8076  

A SEMANA:Prefeito Murilo Mascarenhas cumpre extensa agenda em Brasília

O prefeito de Corrente, Murilo Mascarenhas, acompanhado da primeira dama Andreia Mascarenhas, cumpre extensa agenda em Brasília (DF) durante essa semana em busca por recursos financeiros e convênios.

Prefeito Murilo Mascarenhas  cumpre extensa agenda em Brasília Entre os compromissos assumidos pelo gestor, está a visita a presidência  do Banco do Brasil, onde Murilo conversou com José Eduardo, vice presidente do órgão e pediu agilidade para liberação de recurso, para financiamento de maquinas e equipamentos. Na viajem o prefeito também se reuniu com senador Ciro Nogueira e o deputado Heráclito Fortes, onde consegui recursos para serem investidos na pavimentação e saúde da cidade de Corrente  

 

Fonte Ascom 

Pode Isso Arnaldo? PM do Maranhão monitora adversários do governo Flávio Dino

A Segurança Pública do Maranhão, do governo de Flávio Dino (PCdoB), emitiu um documento em que ordena aos batalhões militares o monitoramento de opositores políticos durante as eleições de 2018, na qual Dino concorre à reeleição.

Com a palavra "digo" o voto o povo do Maranhão , Na foto Flávio Dino Governador       

A transformação da PM do Maranhão em polícia política faz lembrar que o governador é filiado ao PCdoB, de inspiração stalinista. Seu ídolo é o ditador Josph Stalin, que promoveu na então União Soviética o maior e mais cruel processo de perseguição a adversários, utilizando a polícia política em prisões arbitrárias, torturas, desaparecimento e assassinatos em massa. Historiadores chegam a estimar em 20 milhões o número de pessoas mortas naquele período.  

O documento da Segurança Pública do Maranhão determina ainda a identificação “lideranças que fazem oposição ao governo local (ex-prefeito, ex-deputado, ex-vereador) ou ao governo do Estado, em cada cidade, que podem causar embaraços no pleito eleitoral” e a transferência de policiais envolvidos na política, “a fim de evitarem transtornos no período eleitoral”.

A ordem, emitida pelo Comando de Policiamento do Interior (CPI) aos Batalhões da Polícia Militar, também pede um ‘levantamento eleitoral’ das forças de segurança do estado do Maranhão, por meio de uma tabela que tem quesitos como nomes dos juízes eleitorais de cada comarca, locais de votação, atuais prefeitos e o delegado regional.

O comandante geral da PM no estado, Jorge Luongo, afirmou que o documento ‘é um equívoco grave e sem precedentes’. O comandante disse ainda que as determinações não foram autorizadas pelo Comando da Instituição Policial Militar e que medidas já foram tomadas para tornas as medidas sem efeito. Um procedimento de apuração legal também teria sido instaurado.

  
 Foto: Reprodução 

 

Fonte: Diário do Poder e Coluna do Feitosa Costa  

Servidores do Hospital de Corrente recebem pagamento do mês de dezembro de 2017, após reivindicação do deputado João Madison ao Governador

Após duras cobranças e aprovação do requerimento que solicita a regularização dos salários dos servidores do Hospital de Corrente. O Deputado Estadual João Madison, MDB, comemorou o anúncio feito pelo governador Wellington Dias (PT), de pagar o mês de dezembro, mais cobra que seja pago urgentemente todos os meses em atrasos e afirmou em entrevista a Cerrado FM “não pode continuar assim, tem que resolver, a luta dos servidores também é minha luta”, frisou o parlamentar. Os servidores do Hospital estão com 05 meses atrasados e entraram de greve na última quarta-feira.  João Madison é respónsável pelo requerimento e pelas cobranças a Secretaria de Estado da Saúde. 

Aos funcionários em conversa com Dias afirmou que os meses seguintes serão pagos gradativamente, e que os servidores não terão prejuizos.  

Deputado João Madson e prefeito Murilo participam do 3° Encontro das cidades

 A cidade de Gilbués realizou nesta sexta-feira (20) o 3° Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi; do governador Wellington Dias, da vice-governadora Margarete Coelho e do senador Ciro Nogueira, entre outros.

Deputado João Madson no 3º encontro das Cidades em Gilbues , Quem esteve presente tqambem no evento foi o prefeito   Murilo e a Primeira Dama de Corrente Dona Andreia Mascarenhas 

O evento trouxe o tema "Planejamento e Desenvolvimento Regional" e na oportunidade foi assinado o Consórcio de Saúde do Extremo Sul do Estado pelos prefeitos da região Sul do Estado com a discussão de políticas públicas implementadas na região do extremo sul na área da saúde e agronegócio. A região é composta de 23 municípios; de Eliseu Martins à Cristalândia.

O ministro da Agricultura, Blario Maggi acredita que o Estado traz imensas possibilidades no setor agrícola. "A agricultura empresarial é muito recente no Piauí e tem dado bons resultados. Apesar das condições climáticas adversas, o produtor tem utilizado bastante a tecnologia, produzindo novas sementes, tem ganhado produtividade. O Piauí é um estado que recebe muitos agricultores de fora, há uma boa integração e acredito que com essa troca de ideias o produtor piauiense estabelece novas produções garantindo maior desenvolvimento para essa região".

Para o governador Wellington Dias, esse debate é de suma importância, "Estamos trabalhando ações em comum para o Sul do estado e o ministro da Agricultura manifestou o apoio e disponibilidade para ajudar os produtores locais. Hoje tivemos o anúncio de R$ 150 milhões pelo diretor de sustentabilidade e Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente, Valdemar Rodrigues; então essa integração dos municípios é muito importante por trazer oportunidades de juntos fazermos mais e alcançarmos bons resultados”, disse o governador.

Governador Wellington Dias participa do 3º Encontro das Cidades do Extremo SulIdealizador do encontro, o prefeito de Gilbués, falou sobre a importância do evento e também sobre o Consórcio de Saúde firmado pelos municípios do Extremo Sul do Estado, "Hoje demos um passo muito importante para toda a região com a criação do Consórcio de Saúde do Extremo Sul do Piauí que congrega 23 municípios e representa mais de 200 mil habitantes da região. Tenho certeza de que hoje o Extremo Sul do Piauí ficou marcado com esse evento que angariou novas oportunidades que irão garantir o desenvolvimento da nossa região".

No encontro estiveram presentes os chefes dos poderes executivos municipais, representantes das Câmaras de Vereadores da região, secretários municipais, deputados estaduais e federais e senadores.

Acompanharam o governador Wellington Dias no encontro, a vice governadora Margarete Coelho, o senador Ciro Nogueira, a Deputada Federal Iracema Portela e os deputados Federais Marcelo Castro, Merlong Solano, Júlio César e Paes Landim e os deputados estaduais Ziza Carvalho e Júlio Arcoverde e do Secretário de Transportes, Guilhermano Pires.

Estiveram Presentes os Deputados Estaduais e Federais, Luciano Nunes, Ziza Carvalho, Júlio Arcoverde, Fernando Monteiro, João Madison, B. Sá, Dr. Pesesoa, Gustavo Neiva, Marden Menezes e Robert Rios. Federais, Marcelo Castro, Merlong Solano, Júlio César, Paes Landim, Rodrigo Martins

Mais imagens 

Governador Wellington Dias participa do 3º Encontro das Cidades do Extremo SulGovernador Wellington Dias participa do 3º Encontro das Cidades do Extremo SulGovernador Wellington Dias participa do 3º Encontro das Cidades do Extremo SulGovernador Wellington Dias participa do 3º Encontro das Cidades do Extremo Sul 

ascom pi 

Da Redação 89 99906 8076 

 

Eleitores piauienses têm 30 dias para regularizarem suas situações perante a Justiça Eleitoral

O eleitor piauiense que estiver com o título cancelado tem até 9 de maio para regularizar sua situação eleitoral, prazo que vale também para realizar alistamento, solicitar transferência de domicílio eleitoral e revisão de suas informações que constam no cadastro eleitoral. 

Horario de atendimento fechamento de cadastroEntre os dias 10 de maio e 4 de novembro de 2018, o cadastro eleitoral estará fechado não sendo possível realizar inclusão de novos eleitores, nem alterações nas informações constantes no sistema.

Para regularizar a sua situação o eleitor deve comparecer ao Cartório Eleitoral, à Central de Atendimento ao Eleitor ou ao Posto de atendimento da sua Zona. 

Ciente da grande demanda dos serviços eleitorais, a Justiça Eleitoral resolveu ampliar os horários de atendimento ao eleitor. “Costumeiramente, registra-se intensa procura pelos serviços prestados por esta justiça especializada nos dias que antecedem o fechamento do cadastro eleitoral. Por isso, é importante informar ao eleitor sobre a ampliação do atendimento nesse período”, afirmou o Presidente do TRE-PI, Desembargador Francisco Antônio Paes Landim Filho.

Confira os locais e horários de atendimento:

Entre os dias 09 de abril a 09 de maio de 2018, a Central de Atendimento ao Eleitor de Teresina funcionará em período integral, das 7 (sete) às 19 (dezenove) horas, de segunda a sexta-feira. Nos dias 28 e 29 de abril (sábado e domingo), 1º de maio (terça) e 5 e 6 de maio (sábado e domingo) haverá atendimento ao público no horário das 8 (oito) às 19 (dezenove) horas.

O atendimento aos eleitores no Posto de Atendimento Descentralizado – PAD, no Espaço Cidadania da Capital, ocorrerá no horário Normal do Espaço Cidadania.

Nas Centrais de Atendimento ao Eleitor do interior, nos Cartórios Eleitorais do interior e nos Postos de Atendimento Temporários do Estado do Piauí o atendimento acontecerá das 7 (sete) às 19 (dezenove) horas, entre os dias 7 e 9 de maio de 2018. Nos dias 05 e 06 de maio (sábado e domingo), o atendimento nesses locais será das 8 (oito) às 13 (treze) horas.

O agendamento do atendimento pode ainda ser feito pela internet, no site do TRE-PI.

Documentos necessários

Para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou Carteira Profissional) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel). Os comprovantes de residência devem constar o nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos). Para homens maiores de 18 anos, além dos documentos citados acima, é necessário apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar, no caso de alistamento.  

Os eleitores que não votaram nem justificaram ausência nas últimas três eleições tiveram seus títulos cancelados e devem procurar a Justiça Eleitoral para regularizar as suas situações.

Fonte TRE PI  

Gestoras do CorrentePrev participam do RPPS

Gestoras do CorrentePrev Mara Rodrigues e Marianne Barros, juntamente com Prefeitos e outros gestores de previdência dos municípios piauienses participaram nesta segunda-feira (16) do Pró-Gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), evento realizado pela Secretaria de Previdência Social do Ministério da Fazenda, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI).

O evento é destinado aos prefeitos e gestores do RPPS dos municípios piauienses. A abertura foi feita pelo presidente do TCE-PI, conselheiro Olavo Rebelo, e pelo coordenador de Integração e Relacionamento Institucional da Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Hélio Carneiro Fernandes, que proferiu a palestra inicial, abordando os objetivos e importância do Pró-Gestão e do Censo Previdenciário. Hélio Fernandes disse que o Pró-Gestão é uma ferramenta dos municípios para priorizar as boas práticas de gestão do RPPS, visando a segurança e viabilidade do sistema previdenciário.

Gestoras do CorrentePrev participam do RPPS

ascom 

Requerimento de João Madison é aprovado na ALEPI

 Imagem relacionada

Assembleia Legislativa aprovou, ontem (17), requerimento do deputado João Madison (MDB) pedindo ao secretário de Saúde, Florentino Neto, informações sobre a situação do Hospital Regional de Corrente. Ele disse que os salários dos médicos e servidores daquele hospital se encontram com quatro meses de atraso e cobrou a regularização do pagamento. João Madison ocupou a tribuna para defender a proposição e afirmou que a população de Corrente poderá ser prejudicada porque os médicos e servidores não terão condições de continuar trabalhando no hospital sem receber os seus salários.

 

 

Servidores do Hospital de Corrente sem receber a 05 meses, param atividades

Funcionários terceirizados do Hospital Regional de Corrente, município 874 km ao sul de Teresina, formalizaram uma denúncia ao Ministério Público, através do Centro de Distribuição das Promotorias de Corrente, de que estão há cinco meses com salários atrasados. Nesta terça-feira (17) foi confirmado que os funcionários estão em greve desde o último sábado.

No documento protocolado na última quinta-feira, 12 de abril, os prestadores de serviço anunciaram que estavam entrando em paralização por 48h e que se a situação não fosse resolvida, entrariam em greve por tempo indeterminado. 

O enfermeiro Marcos Elias, prestador de serviço no HRC, confirmou que a greve seguirá por tempo indeterminado. “Está funcionando apenas 30% dos serviços essenciais, como é determinado por lei”, informou. 

Médicos, enfermeiros, fisioterapia, técnico em enfermagem, auxiliar de serviços gerais, entre outros, estão sem receber os vencimentos. 

A denúncia foi subscrita por diversos profissionais que trabalham no Hospital, é relatado que os prestadores de serviço estão fragilizados com a situação e que o desempenho do trabalho fica dificultado em razão disso.

Além disso, o pedido solicita que a Secretaria de Saúde do Estado seja notificada.

REQUERIMENTO DE AUTORIA DO DEPUTADO JOÃO MADSON    

O deputado João Madson de Corrente apresentou requerimento nessa terça feira(17) na Assembleia legislativa e aprovado, Onde o parlamentar cobra duramente que a Secretaria Estadual  de Saúde tome as providencias o mais rápido possível pois a população de Corrente não aguenta mais a situação caótica que tomou de conta do maior Hospital da Região do extremo sul. 

              

Da Redação 89 99906 8076  

Com informações Cidade Verde 

 

PAA libera R$ 6 milhões para agricultura familiar do Piauí

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA / Compra Direta), executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí (SDR), recebeu do Ministério do Desenvolvimento Social recursos na ordem de R$ 6 milhões beneficiando 2.406 famílias de agricultores familiares de 110 municípios do Piauí.

A iniciativa vai garantir alimento para 226 instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar em escolas públicas, creches, abrigos, APAE, CRAS, dentre outras.Resultado de imagem para PAA libera R$ 6 milhões para agricultura familiar do Piauí

Em março deste ano, o programa iniciou a liberação de recursos para o Piauí aplicando R$1.359.903,88 milhões que vão contemplar 409 agricultures familiares de 54 cidades. Nesta etapa, 60 instituições receberam a ação do Compra Direta.

O PAA também liberou R$ 140 mil, no início deste mês, para atender quatro municípios do Piauí atingidos por enchentes e que estão em estado de calamidade. Os produtos adquiridos pelo programa serão distribuídos para as famílias que estão desabrigadas nas cidades de Luzilândia, Joca Marques, Esperantina e José de Freitas.

A secretária de Desenvolvimento Rural, Patrícia Vasconcelos, afirmou que alguns programas contínuos da SDR têm dado oportunidade de atender, diferencialmente, famílias afetadas pelas chuvas. “O PAA é um dos programas que nos possibilitou ajudar alguns municípios atingidos por enchentes adquirindo a produção dos agricultores familiares e distribuindo para as famílias vitimadas.

As chuvas também causaram perdas para os piscicultores e tivemos de fazer uma compra emergencial de peixes das famílias cadastradas no Compra Direta para reduzir, ao máximo, seu prejuízo”, finalizou Patrícia Vasconcelos

João Madison apresentará requerimento hoje na Alepi sobre o descaso com a saúde de Corrente-PI

 Imagem relacionada

Deputado Estadual João Madison (MDB) apresentará nesta terça-feira as 11:30h na Alepi, requerimento pedindo informações a Secretaria Estadual de Saúde sobre a grave situação da saúde no município de Corrente, e ainda reivindicará os salários dos servidores que estão atrasados. O deputado solicita medidas urgentes a serem tomadas para resolver o problema da saúde do extremo-sul do Piaui que se concentra no Hospital Regional João Pacheco Cavalcanti localizado aqui no município de Corrente. E afirmou ao nosso portal que não aguenta mais a situação da saúde no no extremo-sul, um total descaso. 

ELEIÇÕES 2018: Mão Santa irá indicar o vice na chapa de Luciano Nunes

A chapa do deputado Luciano Nunes (PSDB) não está fechada. O único espaço em aberto é o de vice que depende de uma indicação do prefeito de Parnaíba, Mão Santa (Solidariedade). 

Resultado de imagem para Mão Santa irá indicar o vice na chapa de Luciano Nunes"O Mão Santa é o protagonista no fechamento da nossa chapa. Pelo trabalho que ele tem feito. Ele tem feito um trabalho muito grande. Tem a grandeza de não fazer oposição e nem condicionar apoios", disse.

O nome mais provável é o da filha de Mão Santa, a delegada Cassandra Moraes Souza. A deputada Juliana Falcão, ligada à Mão Santa, também pode ser indicada.

Sobre as declarações do ex-senador João Vicente Claudino de unir a oposição em uma única chapa, Luciano lembra que o PTB é do governo. Para ele, não tem como contar com o ex-senador.

"As duas vagas de senadores estão definidas. Tem a vice,  mas o PTB está no governo. Acho difícil passarem para a oposição", destacou.

Cidade Verde 

IFPI e INMET instalam estação meteorológica em Corrente

Para ampliar e aprimorar a coleta e monitoramento meteorológico na região do extremo sul piauiense a direção do Instituto Nacional de Meteorologia  (INMET) e a direção do Campus Corrente firmaram convênio para a instalação de uma estação meteorológica de superfície na área do campus. Essa ação tem como objetivo preencher um “vácuo” na cobertura da Rede Nacional de Monitoramento Meteorológico na região, que engloba o sul do Piauí, oeste da Bahia, norte do Tocantins e sudeste do Maranhão. 

"A instalação da estação servirá como objeto de estudo e de coleta de dados para as atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação ofertados pelo Campus Corrente. Os cursos do eixo de recursos naturais ofertados pela instituição, além de inúmeros cursos ofertados pelo campus da Universidade Estadual do Piauí, certamente terão importante ferramenta de trabalho com os dados coletados e disponibilizados pela nova estação meteorológica" comentou o diretor geral do campus, Laécio Barros Dias.

De acordo com Raimundo Jaildo dos Anjos, cordenador do INMET, para a escolha do local de instalação da nova unidade, um dos fatores decisivos foi o fato de o IFPI ofertar cursos que têm relação direta com os benefícios da tecnologia disponível com a concretização do trabalho. “ Optamos por esse campus do IFPI, haja vista que alguns cursos (Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Técnico em Agropecuária) oferecidos pelo campus seriam beneficiados com os dados meteorológicos da estação automática”, completou.

Para instalar a estação meteorológica, coube ao IFPI os custos iniciais, que envolveram a construção de cercado com área de aproximadamente de 100 metros quadrados, com aterro e plantio de grama. Já o INMET arcou com todos os outros custos e com as inspeções técnicas da estação.

Participaram do projeto a Reitoria e as Pró-reitorias de Desenvolvimento Institucional e de Administração, com a alocação de recursos para a construção do cercado, o Departamento de Engenharia do IFPI, com suporte técnico, e a equipe de servidores do Departamento de Administração do Campus Corrente, que conduziram os procedimentos necessários à contratação do serviço.

Instituto Nacional de Meteorologia – INMET - é um órgão da Administração Pública Federal vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Tem como missão institucional “prover informações meteorológicas à sociedade brasileira e influir construtivamente no processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do País”. O INMET disponibiliza um "Sistema de Coleta e Distribuição de Dados Meteorológicos (temperatura, umidade relativa do ar, direção e velocidade do vento, pressão atmosférica, precipitação, entre outras variáveis) que é dotado de estações de sondagem de ar superior (radiossonda), estações meteorológicas de superfície e a maior rede de estações automáticas da América do Sul”. 

Para maiores informações sobre o Instituto Nacional de Meteorologia, acesse o site: http://www.inmet.gov.br/portal/

A comunidade já pode acessar os dados coletados pela estação em tempo real através do site.

 
 Fonte: Site IFPI  

Institutos Federais - 10 anos

ESPORTE: Seleção de Corrente estreia domingo na Copa Oeste da Bahia

O confronto de abertura foi confirmado por ocasião do Congresso Técnico realizado sexta-feira (13) em Barreiras – Bahia.  

Agradecimentos pelo convite

A participação de Corrente na competição foi destacada pelo presidente Deusdete Lisboa. “Quando comuniquei a proposta, achei que fosse encontrar grande resistência.  Pessoalmente estava torcendo  muito para dar certo e deu certo. Não houve contestação. Todos acolheram a participação de Corrente.”

Agora é fazer a bola rolar e chega de amistosos. Corrente e Formosa se enfrentaram duas vezes na fase preparatória. Agora o enfrentamento  será valendo pela Copa Oeste.

Representantes Corrente e Formosa

Dois jogos abrirão a competição;

Sábado (21)

Riachão das Neves x  São Desidério

Domingo (22)

Corrente x Formosa (15:30 h)

 

Eleita nova diretoria da Sodesf (veja matéria relacionada)

Foram eleitos por aclamação na tarde desta sexta-feira, 13, os novos membros da Sociedade Desportiva São Francisco(SODESF), durante a realização do 6º Congresso Técnico da Copa Oeste de Seleções. 

Deusdete Vilas Boas, substituirá Dionisio Tremura, na presidência da entidade pelos próximos quatro anos e Rubens Mariane, de Baianópolis, foi escolhido para presidir o Conselho de Administração.

O evento foi realizado na sede da Umob e contou com a participação de representantes do esporte de vários municípios do Oeste. O prefeito de Riachão das Neves, Miguel Crisóstomo, que cedeu a sede da Umob para a realização do evento, também esteve presente.

  Copa Oeste de Seleções

A Copa Oeste de Seleções, edição 2018, terá inicio no dia 22 de abril com dois jogos: Em corrente (PI), a seleção local, que participará da competição como convidada, jogará contra Formosa do Rio Preto e em Riachão das Neves, o selecionado local enfrentará São Desidério. 

 A Copa Oeste de Seleções é promovida pela SODESF.

 

AMISTOSO PREPARATÓRIO 2018   

Seleção de Corrente vence Riacho Frio na preparação para  Copa Oeste da Bahia

O jogo foi realizado ontem (14) na cidade de Riacho Frio. O selecionado Correntino não teve dificuldades para vencer a partida.

No primeiro tempo foi visto um jogo morno.  Corrente perdeu algumas chances de gol. A etapa terminou em 1 x 0.

Já no segundo tempo,  com a entrada de Tarço,  o time  melhorou, desperdiçou várias chances de marcar, mas fez dois.

O time riachofriense chegou a ter um momento de pressão para cima do time de Corrente, fez um gol, mas foi só. Lindomar Batista promove renovação. 

Placar final

Riacho Frio 1 x 3 Corrente

Time de Corrente

Guga (Thiago)

Bruno (Eudes Júnior)

Danilo

Jéferson ( Leandro)

Adriano

Gavião

Érique (Tarso)

Maíque

Blênio (Wanderson Cuscuz)

Iure

 

Riacho Frio

Iago

Pelé

Iago Rodrigues

Sineron (Marcelo)

Amaral (Geovane)

Uedemirtes

Ricardo (Rogeres)

Ismael (Vinícius)

Clóves (Lucas)

João Edson (Edilson)

Talú (Ulimar)

Treinador Lindomar Batista

 

Arbitragem

Carlos ferreira

Álisson Amorim

Flásio Damasceno

 Agora todas as atenções se voltam para a Copa Oeste. Domingo será a estréia do time correntino diante da seleção de Formosa. O jogo será em Corrente no Estádio Paraguassú. Atenção para o horário – 15:30 h.

 Com informações Blog Hailton Pereira e portalf10 

TENSÃO: Estados Unidos encerram ataques após atingir instalações químicas da Síria

Os Estados Unidos encerraram os bombardeios aéreos lançados em conjunto com a França e Reino Unido sobre a Síria, na noite desta sexta-feira (13), após atingirem os três alvos descritos como locais de “capacidades químicas”: um centro de pesquisa científica localizado na capital, Damasco; uma instalação de armazenamento de armas químicas, localizada a oeste de Homs; e ainda uma terceira próxima ao segundo alvo, que serviria - segundo o Pentágono - de armazém de equipamentos de armas químicas, além de um posto de comando.

Os ataques foram detalhados pelo Departamento de Defesa norte-americano em uma coletiva na noite da sexta-feira (13). O general Josefh Dunford, presidente do Joint Chiefs - um comitê de assessoramento do Pentágono - disse que os Estados Unidos identificaram alvos sírios. Segundo ele, a “rodada de ataques aéreos já havia sido encerrada”.

Um avião prepara para levantar voo como parte do ataque aéreo conjunto dos Estados Unidos, França e Reino Unido na Síria. Cortesia Forças Armadas Francesas/Via Reuters. Reprodução proibida.

Avião prepara para levantar voo durante ataque aéreo conjunto dos Estados Unidos, França e Reino Unido na Síria.

“Os alvos que foram atingidos e destruídos estavam especificamente associados ao programa de armas químicas do regime sírio. Também selecionamos alvos que minimizariam o risco para civis inocentes”, disse o general, durante a entrevista.

Também foi evitado o choque direto com a Rússia. “Identificamos especificamente alvos russos sírios, para mitigar o risco de envolvimento das forças russas”, afirmou Dunford. Além disso, ele afirmou que a linha direta com a Rússia foi usada no período que antecedeu os bombardeios, para liberação do espaço aéreo. “Nós usamos o canal de desconexão normal para desconstruir o espaço aéreo. Não coordenamos metas”, explicou.

Menos duas horas antes, o presidente Donald Trump tinha anunciado que os bombardeios haviam começado. Os bombardeios, segundo o Pentágono já foram finalizados e são a resposta prometida pelos Estados Unidos ao suposto ataque químico atribuído ao governo de Bashar Al Assad, à cidade de Duma há sete dias.

O secretário de Defesa, James Mattis, também participou da coletiva. Ele disse que até aquele momento não havia “relatos de perdas para o exército americano”. O Pentágono ainda não comentou as declarações da TV síria, de que pelo menos 13 misseis teriam sido interceptados em Homs, o que teria segundo a estatal de televisão, frustrado o ataque.

Mattis não deu declarações sobre resultados, mas ponderou que, embora o ataque aos três locais tenha sido finalizado, isso não quer dizer que não haverá outros. “O objetivo é realizar uma campanha sustentada para que armas químicas deixem de ser usadas na Síria”, disse.

Os ataques foram realizados por volta das 22h00 desta sexta-feira (horário de Brasília).

Jornalista Israel Guerra é eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia

33 municípios fazem parte da Bacia do Gurguéia

O jornalista Israel Guerra, foi eleito, por aclamação, o novo presidente do Comitê Gestor da Bacia Hidrográfica do Rio Gurguéia, com sede em Bom Jesus.

Lincohn, Israel e Ânderson – Nova diretoria do Comitê

A eleição aconteceu dia (11/04), no plenário da Câmara Municipal de Bom Jesus e contou com representantes do poder público (Prefeituras e Câmaras), Sindicatos, Associações, entre outros segmentos sociais. Ao todo, estavam representados 33 entidades que fazem parte do Comitê.


Além de Israel, foram eleitos o vice -presidente, o professor Linconl Lopes, da ONG Despertar Rio Gurguéia, e o vereador de Avelino Lopes, Anderson Gama, para o cargo de Secretário Executivo, formando a nova diretoria para o biênio 2018/2019.

 


O novo presidente destacou o desafio que vai enfrentar na gestão dos recursos hídricos nos 33 municípios que compõem a Bacia; de Itaueira a Cristalândia. ”Alguns municípios sofrem com a falta d’água, outros, com o desperdício devido a abundância de água e que os maiores prejudicados são as pessoas de baixa renda, enfrentando dificuldades no acesso a água. A escassez hídrica pode agravar ainda mais a fome e a pobreza em nossa região”, alertou, o ambientalista.

 


Israel (Badé), como é conhecido, começou sua militância no movimento ambiental na ainda na década de 90, na cidade de Corrente, como membro da Associação de Proteção ao Meio Ambiente de Corrente (ASPAC), que têm como principal bandeira a preservação do rio corrente e sua microbacia. Atualmente, é editor do Portal Fort Notícias e participa ativamente dos movimentos em defesa do meio ambiente no Extremo Sul do Piauí.

Fort Noticias  


Prefeitos de Corrente e Bom Jesus organizam suas equipes para o Encontro das Cidades

Os prefeitos de Corrente, Murilo Mascarenhas e Marcos Elvas, da cidade Bom Jesus, já estão organizando suas equipes para participarem do 3º Encontro das Cidades do Extremo Sul do Piauí com as Políticas Públicas, que acontece na cidade de Gilbués, próximo dia 20 de abril.

Murilo vai levar uma equipe multidisciplinar, ou seja, de diferentes áreas, para que possam participar e trocar experiências com gestores de municípios vizinhos e fortalecerem os debates sobre as problemáticas regionais.

Para Murilo, é importante que todas as prefeituras participem do Encontro. “Será um evento de alto nível. Corrente e Bom Jesus são cidades Polos, portanto, devemos contribuir com o progresso dos municípios vizinhos”, disse, Murilo reconhecendo que é importante a integração regional.

Segundo Marcos Elvas, o Encontro das Cidades é um movimento que não pode parar. “O Encontro de Gilbués ficará na história pela importância dos temas: Saúde e Agronegócio. Duas áreas essenciais para nossa região que merecem amplas discussões “, explicou, o bonjesuense.  No primeiro Encontro em Corrente , Marcos lançou e liderou o movimento pela recuperação e alargamento da BR-135, no segundo Encontro em Avelino Lopes, ele apresentou os resultados alcançados através da união dos gestores públicos e a sociedade.

O Encontro das Cidades é uma realização da Prefeitura de Gilbués em parceria com a APPM e o Portal Fort Notícias, será realizado dia 20 de abril, na sede da Maçonaria, iniciando pontualmente às 8:30h.

 

Juiz obriga internauta a pedir desculpa a prefeita por "gemidão do WhatsApp"

Um funcionário público de Pio IX, cidade a 434 km de Teresina, foi condenado pela justiça do Piauí por compartilhar a brincadeira do "gemidão do WhatsApp". A ação foi impetrada pela prefeita de Pio IX, Regina Coeli (PSB), que se sentiu ofendida com a mensagem. 

O juiz José Eduardo Couto de Oliveira determinou que Rogério Antão de Carvalho, que é funcionário da Agespisa, peça desculpas públicas pela postagem. 

De acordo com a sentença, o internauta terá que dizer o seguinte mensagem: "Meu nome é Rogério Antão e quero aqui me retratar da postagem ofensiva que fiz a prefeita Regina, pedindo as minhas mais sinceras desculpas e me comprometendo a respeitá-la".

A ofensa

Em agosto do ano passado, o funcionário público fez uma montagem usando a imagem da prefeita em uma solenidade. Ele retirou o áudio da fala dela e incluiu o "gemidão do WhatsApp" e dizia que se tratava de uma entrevista com a prefeita.   

 

"Quando vi essa mensagem achei de má fé, desrespeitosa e ofensiva e por isso entrei com ação judicial, pedindo retratação se não a grosseria vira lugar comum", disse a prefeita.

Regina Coeli ressaltou que ingressou na justiça porque se sentiu ofendida como cidadã e não tem haver com o cargo de prefeita.

"Entendo perfeitamente a liberdade de expressão, mas é preciso respeito. Rebati se não vira lugar comum como se a internet fosse território sem lei e quando se passa dos limites é preciso que se busque a retratação", disse a prefeita. 

 

O outro lado

O advogado de Rogério Antão informou ao Cidadeverde.com que ele não quer falar sobre o caso. 

"Ele já se retratou, postou no grupo que divulgou a mensagem e cumpriu a decisão judicial", disse Yuri Antão Bezerra, advogado do funcionário público. 

CIDADE VERDE 

Trabalhadores da Cepisa e Chesf irão parar na próxima segunda(16)

Eletricitários de todo o país estarão parados na próxima segunda-feira (16) em protesto contra a privatização do setor elétrico. Aqui no Piauí os trabalhadores da Cepisa e da Chesf seguirão o movimento nacional e cruzarão os braços durante todo o dia em defesa das empresas do Sistema Eletrobras. A decisão foi tomada durante assembleia dos trabalhadores.

A Federação Nacional dos Urbanitários – FNU encaminhou ofício ao presidente da Eletrobras informando sobre a paralisação de 24 horas, quando inclusive a área operacional estará parada neste dia de luta contra as privatizações. 

“Todo o país estará mobilizado neste grande dia que será histórico para nossa categoria. Aqui no Piauí, manteremos os serviços essenciais e os casos de urgência e emergência serão negociados”, disse Paulo Sampaio, presidente do Sindicato dos Urbanitários.

Com a paralisação os trabalhadores pretendem ainda pressionar a empresa a apresentar uma proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho – ACT, durante rodada de negociação marcada para acontecer próximo dia 24.  

“A última negociação aconteceu dia 4/04, em Brasília, entre as relações sindicais de cada empresa e o Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, onde a Holding não apresentou nada aos trabalhadores, em total desrespeito com as negociações”, afirmou Sampaio.

O presidente da entidade afirmou ainda que a categoria irá continuar mobilizada na luta em defesa de um fechamento justo e digno para o ACT e na guerra contra a entrega do setor elétrico nacional.

cidade verde 

© 2017 Corrente é notícia, todos os direitos reservados