Morre empresário Daniel Lima, dono da 'Princesa do Sul' e outras empresas de ônibus

O empresário Daniel Lima, proprietário da empresa de ônibus Princesa do Sul, morreu na manhã desta quarta-feira (13/12), após sofrer um infarto fulminante.

Daniel tinha 36 anos e também era proprietários das empresas  Transpiauí, Translima e Expresso Floriano, atuando principalmente no Sul do estado.

O corpo do empresário é velado na funerária Pax União, na avenida Miguel Rosa.

Amigos e familiares lamentaram a morte de Daniel, entre eles o secretário de Transportes do Piauí, Guilhermano Pires. "Em nome da Setrans e de seus funcionários, prestamos nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames aos familiares, amigos e todos os que fazem o transporte intermunicipal de passageiros do Piauí", postou em nota.

Daniel Lima era casado e deixa duas filhas pequenas.

Fonte 180 graus

LUTO: Morte do tatuador e ex. policial do 7º BPM Aydon Aristóteles choca amigos em Corrente

Morreu no final da tarde desse domingo o ex. policial militar do Piauí, Aydon Aristóteles  e Silva Fontenele, Foi lotado no Batalhão de Policia de Corrente 7º BPM da turma do concurso de 2010 e atualmente na Policia Civil do estado do Maranhão onde efetivou depois dá baixa na Policia Militar do Piauí.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindoAydon Aristóteles e Silva Fontenele conhecido em Corrente por ter prestado serviços na cidade também como um grande profissional na tatuagem e onde conheceu a jovem Juliana Cavalcante com quem casou e teve uma filhinha.

Mudou se de Corrente para engajar na carreira de Policial Civil no estado do Maranhão a sua morte segundo relatos de amigos nas redes sociais dão conta que possa ter sido afogamento, ainda não se sabe ao certo a verdade sobre a causa da morte. O ocorrido foi em Teresina capital do Piaui. 

A confirmação da morte de Aydon foi através do comandante do 7º BPM Major Hortencio que também lamentou a perda prematura do amigo com quem trabalhou em Corrente, Muitos amigos lamentaram a morte de Aydon em Corrente através da redes sociais.   

  Da Redação 89 99906 8076                 

ALERTA NAS FÉRIAS: Van que vinha para o Piauí capota na Bahia e deixa vários feridos

Uma van que vinha de Brasília com destino ao Piauí capotou na noite desta sexta-feira (08/12) na BR-135, município de Barreiras, no Oeste da Bahia.

Dez pessoas ficaram feridas no acidente e foram socorridas em um hospital local. Chovia na hora do acidente e o motorista da van perdeu o controle do veículo.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta de 21h e  van saiu da pista, capotado em seguida.

O nome das vítimas e suas origens não foram divulgados.

Fonte blog do Vilares 

    Foto: Blog do Sigi Vilares
    Foto: Blog do Sigi Vilares
    Foto: Blog do Sigi Vilares

Morre o sogro do deputado João Madson

O empresário Cardoso de Araújo Filho, 84 anos, sogro do deputado João Madson Nogueira, foi sepultado hoje, às 7 horas no Jardim da Ressurreeição.  

Cardosinho, como era mais conhecido, estava doente há algum tempo.Ele morreu no final da noite de ontem.

Fonte: Blog Feitosa Costa 

Imagem relacionada

Com 67ª Expoapi, rebanho piauiense ganha destaque nacional

André Nogueira, diretor da APCZ e um dos organizadores da 67ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), destacou a presença da raça Gir Leiteiro na exposição, que acontece no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde até o próximo domingo (10). O evento também conta com leilões, torneios leiteiros, vaquejada e shows. 

“Aqui a raça Gir Leiteiro se deu muito bem, se adaptou e nós estamos multiplicando isso através de técnicas de reprodução animal; o que faz com que o rebanho piauiense seja destaque a nível nacional”, disse André Nogueira em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta quarta-feira (06). 

Pela primeira vez no evento, ressaltou que a Expoapi deixou de ser um evento regional para se transformar em um grande evento nacional. 

“Ela está chamando a atenção dos criadores do país todo, pela qualidade dos animais; realmente, só a gente estando aqui para perceber a dimensão dessa exposição. É de se impressionar, e muito organizada”, comentou Rodrigo Borges, especialista da raça Gir Leiteiro.

Confira a entrevista completa no vídeo acima.

Show

Na quarta-feira (6), a programação dos shows será aberta com Marinaldo do Forró, Valdo e Felipe e Sinob – o sanfoneiro diferente. A noite de quinta-feira (7) será comandada pelas mulheres: Mara Pavanelly, Fafá Santana e Kátia Cilene.

Na sexta-feira (8) é a vez da banda Toca do Vale se apresentar no parque, junto com a banda Farra da Gordinha e João Veloso. No sábado (9) tem show da banda Pegadões do Forró, além dos cantores Iohannes e Francis Lopes. No domingo (10), último dia de Expoapi, quem comanda a festa são as bandas Rosa Xote e Minamora. De domingo a quarta-feira os shows vão começar a partir das 21h e nos demais dias a partir das 22h.

Resultado de imagem para Com 67ª Expoapi, rebanho piauiense ganha destaque nacional

cidade verde  

FESTA DA PADROEIRA 2017: Passeio ciclístico com missa campal ao pé do morro do pico

Na manhã do último domingo(03) foi realizado o primeiro passeio ciclístico, onde reuniu centenas de católicos que se juntaram na praça da matriz padre Elizeu Cavalcante e saíram em direção ao um dos pontos turísticos mais famosos da cidade o “morro do pico” o percurso foi de aproximadamente dez km(10) onde foi celebrado missa com o Frei Adilson e Frei Oliveira.

O festejo da padroeira de Corrente segue até dia 08 de dezembro data de aniversário da cidade que completa 144 anos de emancipação política, O prefeito Murilo Ribeiro designou toda sua equipe de secretaria de educação que através da superintendência de esportes preparou uma serie de atividades esportivas que está sendo realizada no ginásio esportivo Apolônio Nogueira no centro da cidade, o ginásio poliesportivo recebeu recentemente uma geral da secretaria de Urbanismo e trânsito comandada pelo secretário Raife.

Outras áreas foram acionadas para realizar atividades comemorativas como cultura que está realizando atrações culturais onde vai escolher os melhores autores de músicas locais.

O passeio teve apoio da comunidade católica e empresários da cidade e contou com apoio de perto da Policia Militar de Corrente e da superintendência de turismo da prefeitura de Corrente Paulo Bacaninha.     

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas em pé, multidão, árvore e atividades ao ar livre

A imagem pode conter: 26 pessoas, pessoas sorrindo, multidão e atividades ao ar livreA imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, multidão, atividades ao ar livre e natureza

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, multidão, árvore, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livreA imagem pode conter: 1 pessoa, multidão, árvore, céu, atividades ao ar livre e naturezaA imagem pode conter: céu, árvore, nuvem, atividades ao ar livre e natureza

Aguarde imagens aqui     

 

Da Redação 89 99906 8076                         

INTERNACIONAL: Lançamento de míssil deixa mundo perto da guerra

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, disse nesta quarta-feira (29) durante reunião do Conselho de Segurança, que o último lançamento do míssil intercontinental feito pela Coreia do Norte deixou o mundo próximo da guerra. E acrescentou que, se houver confronto, a Coreia do Norte vai ser completamente destruída.

"Nós nunca buscamos uma guerra com a Coreia do Norte, e até hoje não buscamos. Se a guerra vier, será por causa de seus atos contínuos de agressão como o que testemunhamos ontem", disse Haley na ONU. "Se a guerra vier, não tenha dúvidas de que o regime norte-coreano será totalmente destruído", acrescentou.

A Coreia do Norte lançou o míssil Hwasong-15, que voou por mil quilômetros até cair no Mar do Japão, alcançou mais de 4.000 km de altitude, o que representa a máxima altura atingida até o momento por um projétil norte-coreano. 

A emissora de TV KCTC anunciou que o projétil é capaz de atingir "todo o território norte-americano". Nesta quarta, a agência norte-coreana KCNA divulgou imagens do lançamento do míssil e do líder Kim Jong-un comemorando o teste.

Haley também pediu que todos os países cortem relações com a Coreia do Norte, e cobrou liderança da China neste quesito, pedindo que o país de Xi Jinping corte o fornecimento de petróleo à Coreia do Norte.

"Ninguém pode duvidar que o ditador da Coreia do Norte está se tornando mais agressivo em obsessão pelo poder nuclear", afirmou.

A reunião de emergência do Conselho de Segurança desta quarta ocorre após pedido feito pelos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul após o lançamento do míssil.

Sanções
O último míssil disparado pela Coreia do Norte, um Hwasong-12 de alcance intermediário, foi lançado no dia 15 de setembro, sobrevoou o Japão e caiu no Oceano Pacífico.

A comunidade internacional condena os disparos de mísseis e considera os programas nuclear e balístico da Coreia do Norte violações contra as resoluções da ONU.

No dia 11 de setembro, o Conselho de Segurança da Organização impôs, por unanimidade, a proibição das exportações de produtos têxteis do país e limitou as importações de petróleo. Aquela foi a nona resolução de sanções aprovada por unanimidade pelo conselho de 15 membros desde 2006 sobre os programas de mísseis balísticos e nuclear da Coreia do Norte.

As sanções mais recentes foram uma resposta ao teste com uma bomba de hidrogênio, o sexto teste nuclear do país dos últimos 11 anos, ocorrido em 3 de setembro.

Fonte: G1

DESERTIFICAÇÃO: Cientista alertam para avanço na degradação dos solos

Metade dos solos agricultáveis no planeta está degrada, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).  O custo com fertilizantes todo ano para repor os nutrientes perdidos com a erosão dos solos é estimado entre 110 a 200 bilhões de dólares.

A revelação foi feita na manhã desta segunda-feira 27, pelo pesquisador Luiz Fernando Leite, chefe geral da Embrapa Meio-Norte, na conferência de abertura da IV Reunião Nordestina de Ciência do Solo (IVRNCS), em Teresina.

Quatro grandes desafios a serem vencidos pela ciência, foram os eixos da conferência: aumento da demanda e mudanças no padrão de consumo; desperdício de 30 % dos alimentos produzidos; falta de novas áreas agricultáveis; e pressão sobre os recursos naturais. Do total de  30% dos alimentos desperdiçados, segundo o cientista, 50% das perdas acontecem no manuseio, 10% no próprio campo, 30% nas centrais de abastecimentos e 10% nos supermercados.

Ele alertou que até 2050 a previsão de demanda por alimentos aumentará em até 70% em todo o mundo e 100% nos países em desenvolvimento. Mas o pesquisador falou também com otimismo, destacando que os alimentos saudáveis cresceram em 870% nos últimos 10 anos. “O consumo de frutas, verduras e legumes entre os brasileiros cresceu em torno de 60%”, destacou Leite, lembrando que a qualidade e quantidade de alimentos dependem da saúde do solo.

Com o sequestro de carbono, segundo o cientista, que é especialista na área, de 24 a 40 milhões de toneladas de grãos adicionais podem ser produzidas em países em desenvolvimento, como o Brasil. O   tema da conferência, que durou cerca de 40 minutos, foi Solos Inteligentes: um complexo desafio para segurança alimentar e saúde humana.

Ainda nesta segunda-feira 27 foi apresentada a conferência Políticas públicas para conservação do solo e da água, por Alonso Lamas,  fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Piauí; e a mesa redonda Histórico e conservação do solo para os sistemas agropecuários do Nordeste brasileiro. À tarde, aconteceu a entrega do Prêmio Nordeste de Ciência do Solo e a apresentação de trabalhos, de forma oral e em pôsteres.

O evento prossegue nesta terça-feira 28, pela manhã e à tarde, com dois seminários e a mesa redonda Ciência do solo para a agricultura em região de fronteira agrícola no Nordeste. Com o tema Uso Sustentável do Solo para Segurança Alimentar No Nordeste Brasileiro, a reunião vai até o dia 30 deste mês, no Blue Tree Towers Rio Poty Hotel.

cidade verde 

PIAUÍ: Nova delimitação da região semiárida inclui Corrente

O Ministério da Integração Nacional anunciou nesta quinta-feira (27) a nova proposta de delimitação da região semiárida do Brasil.

Resultado de imagem para PIAUÍ: Nova delimitação da região semiárida inclui CorrenteSerão incluídos mais 54 municípios em três estados – sendo 36 no Piauí, 15 no Ceará e três na Bahia. Com isso, o novo mapa do semiárido brasileiro passará a ter 1.189 cidades em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Juntos, esses municípios concentram uma população superior a 25 milhões de habitantes.

Passam a integrar o semiárido, as cidades piauienses de Alto Longá, Altos, Amarante, Arraial, Barra D'Alcântara, Barras, Batalha, Boa Hora, Boqueirão do Piauí, Brasileira, Cabeceiras do Piauí, Campo Maior, Capitão de Campos, Cocal, Cocal de Telha, Cocal dos Alves, Coivaras, Elesbão Veloso, Floriano, Francinópolis, Francisco Ayres, Jardim do Mulato, Jatobá do Piauí, José de Freitas, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio, Parnaguá, Passagem Franca do Piauí, Pau D'Arco do Piauí, Piripiri, Prata do Piauí, Regeneração, São Félix do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, Sigefredo Pacheco e Várzea Grande.

Do total de 54 novas localidades, por exemplo, 31 delas estão entre as 20% do país com pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), situação que repercute em seus estados e requer políticas públicas específicas.

A proposta foi apresentada pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, em Recife, durante reunião do Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). A iniciativa apoia-se no fato de que a região vive a pior seca dos últimos anos, o que permite às localidades contar com apoio federal em diversas frentes que estimulam o desenvolvimento regional. Entre elas estão o acesso a investimentos em condições mais favoráveis para geração de emprego e renda, além de apoio em ações emergenciais para convívio com a seca.

"O estímulo ao desenvolvimento é determinante para garantir o equilíbrio entre as regiões, inclusive com estratégias adequadas a cada realidade. O semiárido traz a todos nós a preocupação da necessidade de políticas públicas que possam, efetivamente, diminuir as desigualdades. Com a ampliação, possibilitamos aos municípios a oportunidade de acesso diferenciado a benefícios e ações com perspectivas de melhorar a vida desses brasileiros", afirmou o ministro Helder Barbalho. 

Segundo a última atualização dos dados, feita em 2005, 59,61% da área total do Piauí estão no semiárido, totalizando 127 municípios.

Com informações do Ministério da Integração

Fórum Mundial da Água vai alertar população sobre urgência de consumo racional

Como parte da preparação para o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março, a organização do megaevento reuniu hoje (22), no anexo do Palácio do Planalto, governadores, prefeitos e autoridades regionais e locais. O objetivo é atrair os governantes em apoio ao movimento global. Durante o dia, ocorreram palestras para apresentação dos principais tópicos da pauta do fórum.

Além da apresentação da programação do evento, que espera receber cerca de 40 mil representantes de diversas partes do mundo, houve também conversa com enfoque em aumentar a conscientização da população no que diz respeito ao uso consciente da água.

“O fórum tem o objetivo de reunir não apenas prefeitos e governadores, mas também juízes, parlamentares, organizações não governamentais, ministros de Estado, além da sociedade civil e academia, para ter uma discussão aprofundada sobre todos os temas relativos à água, principalmente tendo em vista os objetivos do desenvolvimento sustentável, que foram escritos na agenda 2030, que é um compromisso de todos os países-membros da Organização das Nações Unidas”, destacou o presidente da comissão política do fórum, Reinaldo Salgado.

Brasília - Governadores e prefeitos participam de Encontro Preparatório para o 8 Fórum Mundial da Água ( Antonio Cruz/Agência Brasil)

Governadores e prefeitos participam de Encontro Preparatório para o 8º Fórum Mundial da Água, que será realizado em 2018 em BrasíliaAntonio Cruz/Agência Brasi

Dados

De acordo com as Nações Unidas, até o ano de 2030, a demanda por água no mundo deve subir em 50%. De todo o esgoto gerado pela população mundial, 80% retornam para a natureza sem nenhum tratamento. Segundo levantamento do Instituto Trata Brasil, apenas 50,3% do esgoto doméstico são coletados no país. Isso significa que cerca de 100 milhões de brasileiros não têm acesso a esse serviço.

Além da poluição, a escassez de água é outro problema. De acordo com a ONU, dois terços da população mundial sofrem com falta de água. Destes, metade vive na China e na Índia. O cenário é ainda mais preocupante quando a perspectiva é que em 2030, 70% da população mundial se concentrará nas cidades, isso aumentará a demanda por água.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada R$ 1 investido em saneamento, se obtém economia de R$ 4 em relação à saúde da população.

“A falta de consciência ambiental afeta a preservação e compromete o futuro das nossas próximas gerações”, disse Salgado.

Responsabilidade

Segundo um estudo da ONU, de cada quatro empregos no mundo, três dependem da água, e deles, dois precisam de nível ainda mais elevado de consumo. O uso racional da água é imprescindível para a sustentabilidade e vai além das questões políticas e econômicas. “Quem bebe água tem responsabilidade”, disse o copresidente da comissão organizadora do fórum, Paulo Salles.

“Trazer a população para essa realidade, que é a gestão integrada dos recursos hídricos, requer sim a participação da sociedade. O Fórum Mundial da Água tem esse aspecto político para que os governos revisem legislações, além de fortalecer as instituições”, acrescentou.

O Fórum

O Fórum Mundial da Água é o maior evento sobre água do mundo. Com a intenção de consolidar a agenda referente aos problemas hídricos, a próxima edição reforça a importância da gestão responsável da água com a participação de todos os segmentos da comunidade internacional.

O evento ocorre de três em três anos e terá sua primeira edição no Hemisfério Sul. O tema será Compartilhando Água.

Até o momento, cidadãos de todas as partes do mundo já enviaram mais de 20 mil sugestões. O envio pode ser feito pelo site do evento.

ebc

Governo garante cumprimento da tabela de pagamento no fim de ano

O secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, anunciou nesta terça (21) que o Governo do Estado vai cumprir a tabela de pagamento dos servidores estaduais normalmente no fim de ano, incluindo o 13º salário. O gestor disse que os recursos estão garantidos, mesmo com o momento extremamente desfavorável por conta da crise financeira.

Resultado de imagem para Governo garante cumprimento da tabela de pagamento no fim de ano"Depois de uma luta muito grande, a gente pode garantir sim o cumprimento da tabela de pagamento dos servidores anunciada no início do ano. Tanto o salário de novembro, o 13º salário e o salário de dezembro", garantiu Fonteles.

O secretário disse que em dezembro deve sair, inclusive, o calendário de pagamento do servidor estadual para 2018. "Não foi uma tarefa fácil, tivemos riscos, mas com um contingenciamento de despesas muito forte e que continua até o final do ano nós podemos, com a previsão do Refis e dos recebimentos normais, dar essa garantia ao servidor público e ao comércio local que depende dessa injeção de recursos", afirmou.

Além do cumprimento da folha de pagamento, o secretário também tranquilizou quanto ao endividamento do Estado por conta das operações de crédito realizada. O gestor ressaltou que o Piauí vive o menor nível de endividamento de sua história.

“Isso se mede pelo tamanho da dívida que o Estado tem em relação à receita. Esse índice já foi quase 200% e hoje é 45%. O Piauí tem direito, cumpre as normas contábeis para receber as operações de crédito que são fundamentais para os investimentos públicos, as obras”, afirma.

Segundo Fonteles, o Tesouro Estadual está basicamente ocupado com a folha de pagamento e com o custeio da máquina essencial. “Saúde, segurança e educação representam 80% do gasto público. Essas operações são contratadas para investimento, para despesa de capital e temos que seguir isso rigorosamente”, declarou.

O Piauí possui operações de crédito com o Banco do Brasil, BNDES, Banco Mundial e Caixa. O gestor garante que todas as prestações de contas são feitas normalmente como manda os órgãos contábeis como o Tribunal de Contas do Estado.

“Estamos em via de assinar um novo contrato com a Caixa que serão usados para continuar as obras e não parar nenhuma outra. Isso tudo depende dessas operações”, finalizou Rafael Fonteles.

Segundo a tabela de pagamento do Estado, a segunda parcela do 13º salário começa a ser paga no dia 18 de dezembro para quem ganha até R$ 1.200. No dia 19 recebe quem tem vencimentos até R$ 1.800. No dia 20 serão contemplados quem recebe acima de R$ 1.800. A primeira parcela é paga no aniversário do servidor.

ascom pi 

Detran-Pi anuncia parcelamento de débitos. Adesão até 10 de dezembro

O governo do Piauí não poderá mais realizar Programa de Refinanciamento (Refis) pelos próximos 5 anos. A lei que prevê a medida foi aprovada nesta quarta-feira (1º) na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

O último Refis iniciou no dia 6 de novembro com adesão até 10 de dezembro para contribuintes com débitos tributários referentes a ICMS, IPVA, ITCMD e Taxas do Detran.

Os descontos de juros e multas chegam a 95% para pagamento à vista; 75% se parcelado em 6 vezes; 55% para parcelamento em 12 vezes e 50% de desconto para obrigação acessória com pagamento integral.

Para ICMS, pode aderir o contribuinte que tiver débito consolidado até 31 de julho de 2017. As regras são as seguintes:– 95% de desconto nos juros e multa para pagamento até 10/12/17;
– 75% de desconto nos juros e multa para pagamento parcelamento em até 6 parcelas;
– 55% de desconto nos juros e multa para pagamento parcelamento em até 12 parcelas;
– 50% de desconto para obrigação acessória para pagamento integral.

A primeira parcela com vencimento do 5º dia e as demais no dia 15. A parcela mínima deve ser de 50 UFRs-PI, quando se tratar de contribuintes inscritos na Categoria Cadastral Microempresa e 200 UFRs-PI, quando se tratar de contribuintes inscritos nas demais categorias cadastrais.

Para IPVA e Taxas do Detran, podem aderir ao Refis quem tiver débito com estes tributos até 31 de dezembro de 2016. As regras são:

– 95% de desconto nos juros e multa para pagamento até 10/12/17;
– 75% de desconto nos juros e multa para pagamento parcelamento em até 6 parcelas;
– 55% de desconto nos juros e multa para pagamento parcelamento em até 12 parcelas.

A primeira parcela deverá ter vencimento no 5º dia e parcelamento com vencimento no dia 25 de cada mês. A parcela mínima é de 20 UFR-PI.

Consumidores em débito com ITCMD também até 31 de dezembro de 2016 podem aderir ao Refis seguindo as regras:

– 95% de desconto nos juros e multa para pagamento até 10/12/17;
– 75% de desconto nos juros e multa para pagamento parcelamento em até 6 parcelas;
– 55% de desconto nos juros e multa para pagamento parcelamento em até 12 parcelas.

Assim como nos outros tributos, a primeira parcela com vencimento do 5º dia e as demais no dia 25 de cada mês. A parcela mínima é de 50 UFR-PI.

“Com este Refis, a Sefaz busca criar condições para o incremento da arrecadação estadual, no que se refere aos impostos e taxa, assim como disponibilizar aos contribuintes, alternativa de regularizarem sua situação tributária”, explica o secretário de Fazenda Rafael Fonteles.

Fonte: Detran PI  

Piauí lidera ranking de menor número de casamento no País, revela IBGE

O piauiense está casando menos. É o que mostra a Pesquisa do Registro Civil 2016, divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com os dados, o número de casamentos teve uma queda de 13,20% em 2016. Foi a maior redução entre todos os estados do Brasil.

Alagoas teve a segunda maior queda com -12,5% e Paraíba aparece em terceiro com -11,3%. Das 27 Unidades da Federação, 20 apresentaram redução dos registros civis de casamentos. Na outra ponta da tabela, o Amapá se destaca pelo aumento de 20,0% no número de casamentos registrados.

Segundo o IBGE, em 2016 foram registrados em cartório um total de 10.743 casamentos no Piauí. Em 2015 este número foi de 12.377 casamentos.

Em relação ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, em 2016 foram registrados 15 casamentos de cônjuges do sexo feminino e 07 casamentos de cônjuges do sexo masculino.

No país foram registrados 1.095.535 casamentos civis em 2016, sendo 5.354 entre pessoas do mesmo sexo. Houve redução de 3,7% no total de casamentos registrados em relação ao ano de 2015. Essa redução foi observada em todas as grandes regiões do país, variando de -4,6% no Nordeste a -1,3% no Norte.

Divórcios

A pesquisa mostra ainda que o Piauí foi um dos estados do Nordeste onde menos ocorreu divórcio em 2016. Foram 2.343 divórcios encerrados em 1ª instância. Sergipe registrou o menor índice na região com 1.945. A Bahia é o local onde mais os casais se separaram. Lá foram registrados 16.682 divórcios.

Veja o ranking:

  1. Bahia - 16.682
  2. Ceará - 12.127
  3. Pernambuco - 8.677
  4. Maranhão - 5.698
  5. Alagoas - 4.255
  6. Paraíba - 3.890
  7. Rio Grande do Norte - 2.635
  8. Piauí - 2.343
  9. Sergipe - 1.945                                           fonte cidade verde 

CORRENTE: Servidores da SENTAC participam de capacitação

Na manhã desta segunda-feira(13) os servidores da Secretaria Municipal de Trabalho e Cidadania, juntamente com os conselheiros do CMAS, participaram de uma capacitação realizada pelos voluntários do Projeto Amor a Mais.

Este projeto garante de forma continuada, a atenção básica de institutos, creches e instituições sem fins lucrativos, prezando pela qualidade de vida do ser humano

portal pmc

EDUCAÇÃO:Mutirão promove reforma na escola Justina Freitas

Os alunos da escola Justina Freitas juntamente com toda a comunidade da localidade Vereda da Porta, realizaram na manhã deste sábado(11) um mutirão para promover uma reforma nas inalações da escola.

A iniciativa é mais uma etapa do projeto Eco Kids, parceria da Prefeitura Municipal de Corrente com apoio das Secretarias Municipais de Educação, Esportes e Cultura e Meio Ambiente e Recursos Hídricos, juntamente com o Ministério Público e a comunidade correntina.

O Projeto Eco kids visa desenvolver a consciência ambiental e melhorar a qualidade de vida da população, através de iniciativas que estimulem a preservação do meio ambiente. A culminância deste projeto se dá na criação e circulação de um jornal com caráter informativo e direcionado à temática ambiental, voltado e preparado por alunos matriculados no Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II de escolas públicas e privadas.

A reforma da escola busca melhorar a estrutura do local devido as condições precárias da mesma, que funciona de maneira improvisada à espera da liberação da nova escola que já foi inaugurada em 2016, porém mesmo inaugurada não foi concluída, nem equipada.

ascom 

CORRENTE: VII Conferência Municipal de Saúde é realizada em Corrente

Na manhã desta última sexta- feira(10) a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento promoveu a  VII Conferência Municipal de Saúde na cidade de Corrente, onde um grande público se fez presente, mostrando a preocupação da população sobre o tema, o evento aconteceu nas instalações do Instituto Federal do Piauí , campus Corrente.


As Conferências Municipais de Saúde são de extrema importância para o bom funcionamento da gestão municipal, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde.

ASCOM PI

Em São Paulo, Wellington trata com Bradesco sobre ampliação de investimentos

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta quarta-feira (8), em São Paulo (SP), com o diretor de Departamentos do Banco Bradesco, Fernando Tenório e o secretário de Estado da Fazenda, Rafael Fontelles.

No encontro, trataram sobre projetos de linhas de crédito e a ampliação de investimentos do banco no Piauí.

“Tratamos de parcerias que o estado tem com um agente financeiro importante, que possui agências em praticamente metade do Piauí e nas cidades polos. O objetivo aqui é ampliar a participação do Bradesco na área relacionada a investimentos para o agronegócio, comércio, indústria e infraestrutura. Falamos também sobre uma parceria com o próprio estado para um fundo de aval, pensando no financiamento para os pequenos empreendedores”, disse o governador.

Segundo Fernando Tenório, a ideia é dar apoio a todos os setores para a viabilização de operações de crédito. “O Bradesco está presente com gerentes em mais de 100 municípios do Piauí e também com atendimento por correspondência. As operações têm fluido muito bem em todas as linhas, tais como pessoas físicas e jurídicas, operações de crédito imobiliários, etc. Vamos agora melhorar a assessoria para os próprios clientes, realizando eventos, traduzindo para o agronegócio e ofertando outras oportunidades”, destacou o diretor do Bradesco.

Após a reunião, o secretário Rafael Fontelles cumpriu agenda com o BBI, um parceiro do estado na área de projetos e linhas de créditos. A intenção é que até o final do mês sejam apresentadas as linhas de créditos ao setor privado e ao setor público para que seja possível a ampliação de parcerias com o Piauí.

ascom pi 

67ª Expoapi é lançada e deve movimentar R$ 12 milhões na pecuária do Piauí

A 67ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi), que acontece entre os dias 2 e 10 de dezembro, deve movimentar cerca de R$ 12 milhões no mercado da pecuária piauiense.

Resultado de imagem para 67ª Expoapi é lançada e deve movimentar R$ 12 milhões na pecuária do PiauíNesta segunda-feira (6), o Governo do Estado realizou o lançamento da exposição no Palácio de Karnak, o evento será realizado através da Secretária Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) com o apoio da Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí (Avapi), Associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ), Associação Piauiense de Criadores de Ovinos (Apicovi) e a Associação Piauiense de Criadores de Equinos (APCEQ) e Prefeitura Municipal de Teresina.

O evento será realizado no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde e traz na sua programação oito leilões de gado, provas equestres e provas de hipismo, vaquejada, além de shows em todos os dias e torneios leiteiros, dentre outras atividades.

O governador Wellington Dias acredita que a economia do campo ganhou um novo patamar onde tem trazido ao Estado e ao Brasil novas oportunidades para o desenvolvimento econômico. “O objetivo da exposição é garantir aquilo que eu chamo de o coroar de um ano intenso nessa área de crescimento do campo, nós tivemos a oportunidade de ter R$ 7,5 milhões em negócios na feira de Teresina no ano passado, e esse ano há quem diga que vai ultrapassar os R$ 10 milhões. Com isso queremos gerar emprego, gerar renda, ou seja, garantir as condições de fortalecer a economia”, declarou.

Para o Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma, a Expoapi vem para proporcionar integração e desenvolvimento econômico. “O mais importante da Exposição é a integração de todos os segmentos, não só da bovinocultura como também dos criadores de cavalo, do pé-duro, de ovinos, de caprinos e de suínos, todos os segmentos da pecuária participando dessa atividade. Então, é uma grande expectativa da feira com participação de quase 500 expositores. A expectativa de que a gente tenha uma movimentação aí de cerca de 12 milhões de reais nesta feira com a participação de mais de 10 estados do Brasil”, calculou.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Piauí, Júlio César acredita que a feira vai ser um sucesso. “Estamos com uma expectativa muito grande para evento devido ao alto grau de investimento tecnológico que foi feito na agropecuária que pode competir até a nível nacional, e eu não tenho dúvidas que vai ser um sucesso de vendas, de resultados e lazer, porque a Expoapi também é uma fonte lazer para o povo do Piauí, para o povo do Nordeste. Fico feliz como presidente da Federação com o sucesso que tem sido todos os anos essa exposição que já é reconhecida como uma das maiores do Brasil”, declarou.

Durante o lançamento da 67ª Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi) o governador Wellington Dias assinou o decreto de criação de um fundo de investimento voltado para pequenos negócios. "Esse fundo permite que uma certa quantia seja separada anualmente e voltada para o apoio aos empreendedores. Serão investidos, de início, na área do leite, fruticultura, psicultura, onde o objetivo é consumirmos aqui esses alimentos que compramos fora, trazendo esse dinheiro para nosso Estado”, descreveu. 

ascom pi 

PIAUÍ: Começa reforma da BR 135. Fotos revelam perigo

Começou, enfim, a obra de redimensionamento da BR 135, a chamada “rodovia da morte”, no trecho entre Elizeu Martins e Bom Jesus.

 As obras são resultado do movimento dos prefeitos e lideranças empresariais e comunitárias da região Sul do Estado, que foi acolhida pela bancada federal do Piauí. Daí saiu um entendimento com o Ministério do Planejamento para liberação de R$ 30 milhões para ações imediatas.

O movimento ganhou força depois de uma série de acidentes com mortes, desde fevereiro passado. Este ano, mais de 40 pessoas já morreram no trecho piauiense da BR 135, em grande parte com a contribuição das péssimas condições da rodovia: relatório da PRF aponta que a estrada é estreita, sem acostamento e conta com graves desníveis que funcionam como armadilhas. Não por acaso, a 135 é considerada a pior rodovia federal no Piauí.

Desde julho algumas obras estavam em andamento, como parte do contrato de manutenção da rodovia. Mas ainhda estavam longe de atacar os problemas mais graves da estrada. Agora começou a etapa de reforma de trechos da rodovia federal que corta o extremo sul do Piauí por pouco mais de 600 km, entre Jerumenha e a fronteira com a Bahia, em Cristalândia.

As obras recém-iniciadas deixam mais claras as deficiências da estrada. Com o desmatamento lateral, fica mais visível o quanto a estrada é estreita – em muitos trechos, a largura não é suficiente para que dois carros passem um pelo outro –, a existência de curvas perigosas, a falta de acostamento e o acentuado desnível entre a pista e a lateral da rodovia.

As fotos abaixo dizem bem dessas condições.


BR 135: lateral da pista mostra enorme desnível entre o leito da rodovia e o que deveria ser o acostamento


BR 135: Além do desnível lateral, a foto revela o quanto a rodovia é estreita e desprovida de qualquer acostamento


BR 135: As primeiras ações das obras de reforma começam a dar área de escape à c ruva que antes sequer tinha acostamento

Fonte cidade verde  

Entenda como é feita a correção das questões e da redação do Enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no dia 16 de novembro. A correção é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.

Alunos aguardam abertura dos portões dos locais de prova do Enem 2017 em BrasíliaDessa forma, um item em que grande número dos candidatos acertaram a resposta será considerado fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Já o estudante que acertar uma questão com alto índice de erros ganhará mais pontos por aquele item.

Por isso, não é possível calcular a nota final apenas contabilizando o número de erros e acertos em cada uma das provas. Se dois candidatos acertam o mesmo número de questões, não significa que terão a mesma pontuação. O estudante só tem como saber a nota final no Enem quando o resultado sair.

A correção é feita por meio de um sistema de reconhecimento, no qual a Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Cesgranrio extraem os dados com as respostas das questões objetivas de cada participante, durante a etapa de digitalização. Por isso, é imprescindível que o preenchimento do cartão-resposta tenha sido realizado com caneta esferográfica de tinta preta. O mesmo vale para a folha de redação. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

O processo de correção é feito tanto pela Cesgranrio quanto pelo Inep, para conferência. As redação são corrigidas pela Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp). O Inep, já com as notas da redação repassadas pela Vunesp e os resultados das questões objetivas, processa o resultado, dando origem ao Boletim de Desempenho, que será disponibilizado aos participantes em 19 de janeiro de 2018.

Redação

O texto produzido na redação do Enem é corrigido por pelo menos dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com as cinco competências exigidas na redação.

Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Se entre as notas dadas pelos dois corretores houver diferença superior a 100 pontos (no somatório geral) ou de mais de 80 pontos em qualquer uma das cinco competências, a redação segue para um terceiro avaliador. No caso de a discrepância continuar depois da terceira avaliação, a redação será corrigida por uma banca com três professores, que vai dar a nota final.

A redação receberá nota zero se apresentar características como fuga total ao tema, texto com menos de sete linhas, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa, cópia integral de textos motivadores da proposta, impropérios, e se a folha de redação for entregue em branco.

Ontem (4), a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, decidiu manter a decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que determinou a suspensão da regra que previa a anulação da redação que violasse os direitos humanos. Apesar disso, a competência cinco, que vale 200 pontos, determina que a redação deve ter uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Esse item não foi modificado pela decisão judicial.

O título é opcional na produção da redação e será considerado como linha escrita. Porém, o título não será avaliado em nenhum aspecto relacionado às competências da matriz de referência.

EBC 

© 2017 Corrente é notícia, todos os direitos reservados