POLICIA: Assaltantes atacam e aterrorizam trabalhador na zona rural de Corrente, Confira aqui

Assaltantes atacam na zona rural de Corrente e tocam o terror com cidadão vitima dos meliantes que invadiram uma propriedade e além de roubar o proprietário o atacaram espancaram a vitima e amordaçada.

Fuga de presos, recuperação de veiculo roubado e prisão associado ...O cidadão teve alguns pertences levados pela dupla de assaltantes o caso ocorreu na região do riacho escuro zona rural de Corrente.

“A vitima de iniciais J. R. O teve sua residência invadida na ocasião ele foi amarrado e agredido no local onde foi levado da residência do mesmo uma tv 24 polegadas, dois celulares e a quantia  de R$ 586,00 em dinheiro e ainda gêneros alimentícios a vitima procurou a PM PI e a mesma foi até o local para na tentativa de localizar os assaltantes porem sem êxito  e hoje(07) foi na delegacia registrar BO, O fato ocorreu na tardinha dessa segunda feira(06) por volta das 18:00 horas “ Disse o tenente Mario relações publicas do 7º BPM em Corrente.

A PM PI deve fechar o cerco contra esses bandidos que venham aterrorizando as pessoas de bem na zona rural, A equipe do Dr. Leandro Damasceno deve e tem que jogar pesado nessa investigação para colocar esses meliantes atrás das grades.

Da Redação   89 99906 8076                        

CRISTALÂNDIA: Prefeitura desmascara fake news de que uma pessoa estaria com covid 19

O Prefeito de Cristalandia -PI através de sua equipe de saúde tem feito cumpri todas as recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde e ainda teve  que brigar contra fake news em seu município 

Sebastião Barros/Cristalândia: Cristalândia do PiauíConfira abaixo a nota da Secretaria Municipal de  Saúde     

"Na manhã de hoje dia 06 de abril de 2020, circula em algumas redes sociais que uma pessoa filha de Cristalândia do Piauí, vindo da Alemanha, deixando moradores em alerta. Seguindo desse pressuposto foi verificado pela VIGILÂNCIA SANITÁRIA, SECRETÁRIO DE SAÚDE E COORDENADORA DE ATENÇÃO BÁSICA, E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE, procurando por informações da mesma nas casas dos familiares e até mesmo em pensões, onde foi constatado que se tratava de uma fake News.
A fim de causar perturbação na comunidade cristalandense, tal inverdade tem sido compartilhado de forma exponencial.
#fiqueemcasa
Sigam as recomendações do ministério da saúde e da OMS" Essa nota foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde de Cristalândia-PI Com que já não bastasse a correria das autoridades de Saúde do Municipio ainda tem que correr atrás de falsa noticias para espalhar panico entre a população.

O Prefeito Ariano Messias tem tomado todas as providencias e seguido as risca as orientações  da Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde para combater o corona vírus          

Da Redação 89 99906 8076

POLICIA: Delegado sofre atentado e é alvo de vários tiros em Floriano

Na noite desse domingo (5), o delegado Danilo Barroso, da delegacia regional da cidade de Floriano, sofreu uma tentativa de homicídio no momento em que chegava na sua residência. O delegado não foi atingido, mas o veículo, que era blindado, foi alvejado por vários tiros.

Delegado sofre atentado e é alvo de vários tiros em FlorianoA suspeita é de que os autores dos disparos queriam atingir alguém que poderia estar com o delegado, visto que, no mesmo dia, um homem identificado como Roger, apontado como autor do homicídio de Italo Ferreira Quaresma se apresentou na Central de Flagrantes 24 horas depois do crime. De acordo com informações, Roger estaria agredindo a sua companheira quando, ao tentar fugir, ela entrou na casa de Italo e pediu socorro. A vítima tentou impedir que o homem continuasse agredindo sua esposa quando foi alvejada a tiros.

O crime causou muita revolta na cidade. Vários integrantes da família da vítima estavam nas imediações da delegacia na expectativa de informações sobre o destino que seria dado ao Roger. Durante a noite, o clima começou a ficar tenso considerando que os familiares da vítima esperavam por justiça através da prisão do suspeito e, de acordo com o que rege o dispositivo legal, o fato dele não ter sido preso em flagrante e ter se apresentado voluntariamente, daria a ele o direito de prestar depoimento e sair da delegacia em seguida.

Muitos familiares e amigos se aglomeraram na porta da delegacia e a polícia tentava arrumar um jeito de tirar o acusado do local respeitando sua integridade física.

A saída dos homens da Força Tática, sem levar consigo o Roger que permanecia dentro da delegacia, fez com que as pessoas que estavam nas imediações imaginassem que tudo era uma estratégia para tirá-lo em um carro descaracterizado. Os moradores se revoltaram e pouco tempo depois o delegado Danilo Barroso chegou no local com seu veículo alvejado.

"Eles podem ter achado que eu estava com o suspeito, já que os tiros se concentraram na parte de trás, mas eles erraram e a gente vai dar a resposta", disse o delegado Danilo Barroso.

"A princípio a gente não tem nada de certeza, o que a gente tem são os fatos apresentados até então, que foi a chegada do delegado após a saída da delegacia de polícia, quando ele estava entrando na garagem do local onde mora ele foi surpreendido por uma dupla que estava em uma motocicleta. Um deles sacou a arma e efetuou os disparos, o delegado prontamente revidou e os criminosos fugiram", detalhou o delegado Bruno Ursulino.

Sobre o fato de os tiros terem sido disparados quase todos na parte de trás do veículo, com o objetivo de tentar atingir alguém que o delegado estivesse levando, Bruno Ursulino afirmou: "A gente acredita que tenha relação um crime com o outro, é uma hipótese que a gente prefere não descartar, trabalhamos com ela e a gente prefere seguir levantando informações para que possamos ter uma resposta mais objetiva", disse.

Fonte: JC 24 Horas

Ex vereador de Sebastião Barros, Adênio Azevedo, Muda seu domicílio eleitoral para Corrente

Adênio Azevedo exerceu o cargo de vereador, no pleito de 2012 a 2016 segundo o ex parlamentar fez o seu papel diante das sua atribuições, fui uns dos vereadores que mais apresentei indicações aquela câmara de vereadores Sebastião Barros-PI Foi o mais presente na Câmara durante os quatro anos.

Adênio Azevedo exerceu o cargo de vereador, no pleito de 2012 a 2016


Segundo o vereador, Adenio Azevedo o seu ponto negativo foi não poder naquela época fazer um mandato ao lado do povo, então nesse requisito ele mesmo estaria insatisfeito com sua própria gestão.

DOMICILIO EM CORRENTE


Por que Corrente? Segundo o ex parlamentar carregar na mente um pedido do seu pai Antonio de Souza dias ( em minoria) um pedido pra ele não abandonar a política, pois seu pai admirava a forma de fazê-lo política

O Portal corrente e noticia ouviu o vereador vamos conferir

" A muito anos eu moro em Corrente, tenho uma vida em corrente, de trabalhos, amizades e muito conhecimento. Segundo o ex vereador recebeu um convite de seu amigo E colega de trabalho. Edmilson Santos, que foi candidato nas eleições passada, E ver em corrente essa possibilidade de disputar uma eleição, já que não quero repetir o mesmo erro de não poder está próximo do povo. analisei essa ideia com carinho e muita sinceridade . Comuniquei parentes e amigos, entre eles meu patrão e amigo Ronaldo Fonseca! Onde sempre tenho como ponto de partida nós meus projetos políticos, Aceitei o desafio!! Em várias conversa com líder políticos da cidade como o ex prefeito Ribeiro e seu irmão Murillo atual prefeito!! chegamos ao um entendimento que seria nossa melhor escolha. Já fiz minha transferência e me filiei ao PP. Como sempre só tenho a agradecer a todos os parentes e amigos de Sebastião Barros pelo a confiança que foi me dado."   Disse Adenio Azevedo´pré-candidato a vereador pelo PP em Corrente      

Da Redação 89 99906 8076 

CORRENTE EM FOCO: Bastidores da politica e a reta final para troca de partidos, Muita agitação nos bastidores

 RETA FINAL

Nessa sexta feira termina o prazo dado pelo TSE para os pretensos candidatos a vereadores se definam se decidem onde ficar ou permanecer em seus respectivos partidos.

Justiça Federal marca julgamento do ex-prefeito Benigno Ribeiro ...

Ribeiro Mascarenhas ex-prefeito no cenário vem no comando do PP   

PP- Comandado pelo ex-prefeito Ribeiro e o prefeito Murilo também vem muito forte na disputa recebe p atual vice-prefeito Dionísio Jr. Que deixou o MDB e deve apontar ai com nomes como do ex-vereador de Sebastião Barros. Adenio Azevedo que esse ano mudou o domicilio eleitoral deverá se filiar no PP que tem outros nomes fortes. 

A CHAPA ESQUENTOU NO MEIO POLITICO EM MEIO A CORONA VÍRUS EM CORRENTE

Aqui em Corrente em meio ao combate de pandemia mundial contra o coronas vírus em nosso meio da sociedade de Corrente que pelos menos até o momento respira aliviado principalmente depois da divulgação do resultado dos exames de dois suspeitos e ambos foram descartados ou seja deu negativo ao vírus.

EXAMES DE SUSPEITOS DE CORONA VIRUS EM CORRENTE DEU NEGATIVO    

“Mais a população e nos dos órgãos de saúde não podemos relaxar muito pelo contrario temos que parti pra cima no combate a epidemia em nossa cidade” o alerta é da secretaria municipal de saúde de Corrente Lindaura Cavalcante.

AGORA OU É PEGA OU É GAVIÃO  

Mais hoje aqui na coluna vamos dá uma geral nos bastidores da politica e dança! Dança! Das cadeiras de partido em cada uma corre para onde ver melhora de condições de ocupar um dos onze acentos da câmara de vereadores de Corrente.

ULTIMO DIA DE PRAZO PARA TROCA DE PARTIDOS

Então como dever ficar o cenário para eleições de outubro isso se Deus quiser e nos conseguirmos dá um chega pra lá no maior inimigo do momento da humanidade o corona vírus.

Mais o cenário no campo politico deve ficar assim

MDB

O presidente da câmara de vereadores Tone Nogueira deixa o PSDB e vai para o partido do deputado João Madson MDB vai se juntar com o vereador Marcio Rocha e o radialista Igor Rodrigues o MDB recentemente recebeu a chegada do agente comunitário de saúde e também radialista esportivo Enisvaldo o popular (Bada) Nessa composição o deputado João Madson corre o risco de está disparando um tiro no pé com relação ao vereador Tone que embora sendo primos o Tone Nogeuira pelo menos nas ultimas eleições não votou no deputado primo pois o dele sempre foi o deputado Mardem Meneses.

PSB

Vereador Gutão deixa o PSB como ele mesmo fala pousará o avião em outra área que talvez o PP o destino em qualquer um dos dois é partido ligado ao prefeito Murilo Mascarenhas (PP) nessa sexta feira deve decidir o PP já emplacou vários nomes fortes como a vereadora Naira e outros.

PP

Vereador Luiz Augusto que deve está explanando o motivo de sua saída do PP partido no qual era o presidente deverá revelar em qual deverá se filiar em entrevista na rádio eldorado FM nessa sexta feira (04) meio dia.

EX-PREFEITO TERTULIANO EM ENTREVISTA MUITO ESPERADO NO MEIO POLITICO    

Também entrevista o ex-prefeito Tertuliano  Cavalcante e os vereadores Gilmario Lustosa e Salmeron Filho e ainda o vereador de Teresina Luiz André presidente estadual do PSL        

PSL

O PSL partido do ex-prefeito Tertuliano Cavalcante será um dos mais fortes que deverá sair para as eleições de outubro desse ano, Nessa sexta feira (04) o partido deve divulgar sua lista de pré-candidatos a vereador em 2020.

PSD

PSD recebeu esse ano o atual vereador Cristovam Neto que saiu do MDB e foi para o partido da vereadora Valeria Lemos.

 PP 02

PP comandado pelo prefeito Murilo e  ex-prefeito Ribeiro também vem muito forte na disputa recebe p atual vice-prefeito Dionísio Jr. Que deixou o MDB e deve apontar ai com nomes como do ex-vereador de Sebastião Barros. Adenio Azevedo que esse ano mudou o domicilio eleitoral deverá se filiar no PP que tem outros nomes fortes.

IFPI X PANDEMIA DE CORONA VÍRUS  

Aulas do IFPI nos campos de Corrente veja o diretor do campos local Professor Laercio Barros  falou sobre a situação de pandemia de corona vírus e a preocupação   

"Estamos monitorando a situação e as recomendações das autoridades de saúde, No momento a recomendação é para pararmos até o dia 30/04, Caso haja nova orientação, faremos as adaptações, Em nosso Campus há muitos alunos e profissionais de outras cidades do país. Então é prematuro voltarmos logo" Professor Laercio Barros Diretor do campus do IFPI de Corrente.          

Aguarde mais detalhes na próxima edição de nossa coluna corrente em foco sobre o troca troca de partidos  

Um abraço amigos e vamos continuar em casa! Único remédio contra covid 19                                 

   Adson Jordão – Radialista/Colunista                                           

CRISTALÂNDIA: Homem é encontrado morto na zona rural, Confira aqui

Policia Militar é acionada para averiguar corpo de homem encontrado na zona rural de Cristalândia-PI

Plantão de Polícia | REDE TV RONDÔNIASegundo o Tenente Mario relação publica do 7º BPM o cidadão foi encontrado já sem vida onde segundo as informações do oficial da PM PI trata se de um cidadão trabalhador que aparentemente enquanto trabalhava passou mal e veio a óbito no lugar.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, grama, criança, atividades ao ar livre e naturezaA policia identificou o cidadão que trata se de Silvio Cunha Nogueira de  45 anos e foi encontrado na localidade (Fidelgo) zona rural de Cristalândia-PI

Segundo a policia o cidadão sofreu um infarto enquanto trabalhava fazia roço com foice, Ferramenta de trabalho como dá pra ver na foto ainda em sua mão   

Da Redação 89 99906 8076   

CORONA VÍRUS: Secretaria de Saúde de Corrente divulga resultado descartando segundo caso suspeito

A Secretária Municipal de Saúde divulgou agora a pouco resultado de segundo caso suspeito de corona vírus e resultado deu negativo ou seja nesse momento não tem nenhum caso suspeito de covid 19 confira.

Secretaria Municipal de Saúde de Corrente, acrescenta "A batalha está só começando e que em momento algum se pode baixar a reta guarda agora é que vamos intensificar mais ainda os trabalhos de conscientização da população da importância do distanciamento social e agora mais de que nunca que as pessoas devam permanecer em suas casas" Disse Lindaura Cavalcante Secretaria Municipal de Saúde            

Nenhuma descrição de foto disponível.

Fonte: Secretária Municipal de Saúde de Corrente        

POLICIA: Ladrão que conseguiu fuga cinematográfica de delegacia de Corrente é morto após reagir em ação da policia na BA

 Morre em confronto com a policia da Bahia um conhecido da policia do Piaui.

A imagem pode conter: 1 pessoa, close-upA Policia de Corrente- Piaui através do 7º BPM  confirmou no inicio dessa tarde(01) a morte do meliante natural Piauí que ficou muito famoso por escalar uma parede alta da delegacia de Corrente e sair em fuga depois de prisão efetuada pela policia após arrombar residências.

Confira abaixo o relato do copom da PM BA sobre como foi a ocorrência              

 Município: Barreiras- BA.

"Tipo da Ocorrência: Morte decorrente de intervenção policial
Descrição da ocorrência: Por volta das 1h50, a Guarnição do PETO 8310, deslocou até rua Senhor dos Aflitos, bairro Barreirinhas, verificar denúncias de elementos com veículos roubados. Segundo informações um indivíduo encontrava-se em uma residência com duas motos roubadas, e portava arma de fogo. No momento que a GU chegou ao local, avistou o suspeito no portão da residência e uma moto Honda/CG 125 de cor preta, placa NYW4425, estacionada no lado de fora. Quando o autor percebeu a presença da viatura, correu para dentro de uma Kitnet. Quando dois componentes de GU, o acompanhou a entrada da Kitnet, foi surpreendido com arma em punho, apontando para Guarnição. De mediato, para evitar a injusta agressão, foi efetuado alguns disparos em sua direção, que acabou sendo baleado e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu no local. O indivíduo foi identificado como D. G.S, 24 anos, residente no Estado do Piauí, com mandado de prisão. Com ele foi localizado um revólver calibre 38 com 3 munições intactas e outra moto Honda/CG de cor prata, placa JSD 5079, que se encontrava estacionada na área da casa. Em checagem inicial as placas, foi constatado que se trata de produto de roubo. já o outro individuo não foi localizado. ROP 333"

Da Redação 89 99906 8076

COVID 19: Prefeitura Municipal de Corrente decreta estado de calamidade pública

A Prefeitura Municipal de Corrente emitiu um novo decreto nesta terça-feira (31/03), declarando estado de calamidade pública em todo o município de Corrente.

Prefeito da cidade de Corrente faz balanço do seu governo em ...O decreto dispõe sobre o funcionamento das atividades de comércio, indústria, logística e sociais, para o atendimento minimo ás demandas da população de Corrente e do Poder público. Também prorroga e determina nas redes pública e privada a suspensão das aulas, como medida excepcional para enfrentamento ao coronavírus e dá outras providencias.

Confira o 

Da Redação 89 99906 8076 

CORRENTE: Um dos dois casos suspeitos de corona vírus foi descartado, confira aqui

Um dos casos notificados de suspeita de covid19 em Corrente foi descartado a informação veio agora através da secreataria municipal de Saúde de Corrente.

Agora temos em nosso município apenas uma caso suspeito e um descartado.

Boa noticia para a cidade de Corrente com o descarte de um dos casos suspeitos e aqui vale a pena ressaltar a importância do isolamento social em Corrente é o melhor remédio.

Mais temos que destacar que de segunda feira pra cá a movimentação aumentou consideravelmente.

Da Redação 89 99906 8076                  

Primeiro caso: gato é infectado por coronavírus na Bélgica

O primeiro gato contagiado pelo novo coronavírus foi detectado na Bélgica. Segundo a agência federal para a segurança da cadeia alimentar, autoridade encarregada de proteger a saúde vegetal, animal e humana e garantir a qualidade dos alimentos na Bélgica, o caso é extremamente raro.

Primeiro caso: gato é infectado por coronavírus na BélgicaO animal teve dificuldade para respirar e diarreia após o contágio do novo coronavírus. O vírus foi transmitido para o gato por sua dona. Ambos permanecem em isolamento. Em humanos, o coronavírus entra no organismo por meio do nariz ou pela boca. Uma vez dentro do corpo, o vírus usa espinhos de proteína para se ligar a células do sistema respiratório e multiplicar-se. Após o contágio, o sintoma mais comum é a febre.

Ainda não há evidência científica que possa ocorrer o contágio de coronavírus entre animais e humanos. No entanto, além do gato na Bélgica, dois cães em Hong Kong também contraíram a covid-19, causada pelo novo vírus. Os animais não apresentaram sintomas, exceto pelo gato. No total, no mundo, foram apenas três casos de contágio de animais.

“O risco de transmissão do vírus de animais para humanos é negligenciável, se comparado com o risco de transmissão por meio do contato direto com pessoas”, diz o comunicado oficial da agência de saúde belga.

Mesmo assim, especialistas recomendam evitar o contato com animais de estimação se você estiver doente, sempre lavar as mãos ter contato com os animais e não deixá-los lamber o seu rosto.

Fonte: Exame

Quais são os sintomas do coronavírus? Dificuldade de respirar é um deles; entenda o que é e quando se preocupar

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que os sintomas mais comuns do novo coronavírus (Sars-Cov-2) são: febre, tosse e dificuldade de respirar. A organização diz, ainda, que alguns pacientes podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta, diarreia e cansaço provocado pela falta de ar. Esses sintomas podem ser leves e começar gradualmente.

Pessoas sem sintomas estão impulsionando a disseminação do coronavírusO G1 conversou com alguns especialistas para entender o que esses sintomas podem indicar.

 Falta de ar

 De acordo com especialistas, a falta de ar pode aparecer junto com sintomas mais comuns da Covid-19, como a tosse e o cansaço.

 O infectologista Jean Gorinchteyn, do Instituto Emílio Ribas, explica que a falta de ar é um desconforto respiratório. Normalmente, percebe-se que há alguma problema quando há mais de 20 respirações por minuto.

 tologista afirma que é muito importante observar se, junto com a falta de ar, a pessoa apresenta lábios ou pontas dos dedos roxas – ou, ainda, retração da musculatura do tórax, entre uma costela e outra, ou da fúrcula, que fica logo abaixo da garganta. "Esses são os sinais que nos preocupam."

 
 
 
Infectologista David Uip alerta para pico da doença em abril

Infectologista David Uip alerta para pico da doença em abril

Segundo o pneumologista Cássio Ibiapina, professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a queixa de falta de ar é um sintoma comum em doenças cardíacas e pulmonares, e é sempre um sinal preocupante.

 

"Nas crianças, geralmente temos uma taquipneia, que é uma respiração mais acelerada. Mas é importante ressaltar que em adolescentes e adultos essa sensação é mais difícil de perceber, pois o paciente sente às vezes uma opressão ou aperto no peito que não é valorizado como deveria", diz o professor da UFMG.

 O que é o cansaço como sintoma?

 Sara Mohrbacher, clínica-geral e nefrologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, afirma que a primeira coisa que deve ser observada sobre o cansaço é se ele é físico ou se causado por alguma falta de ar. Se a resposta for a segunda opção, o paciente deve procurar um pronto-socorro ou um médico. "A falta de ar já é um sinal mais grave e requer uma avaliação imediata", diz a médica.

Ela afirma que o outro tipo de cansaço, o físico, é bastante comum em processos virais ou infecções bacterianas.

"Todo resfriado – gripe, influenza ou infecções não respiratórias, como a dengue – pode causar uma falta de energia, vontade de ficar mais deitado, sono", afirma a média. Segundo ela, dentre as causas desse sintoma, estão: infecção respiratória, problemas cardíacas e problemas pulmonares não infecciosos (como enfisema, bronquite e asma).

 

"Agora, se esse cansaço é persistente, e em vez de melhorar, o paciente acaba piorando com o passar dos dias, desenvolvendo alguns sintomas respiratórios (como coriza, dor de garganta, tosse com secreção com expectoração), e se tem comorbidades ou faz algum tratamento oncológico, ele precisa ser avaliado, sim”, diz a médica.

 

Mohrbacher afirma que na maioria das vezes o quadro se resolve sozinho caso o sintoma seja leve e acompanhado de uma tosse com pouca secreção e não ocorra falta de ar, com o paciente conseguindo se alimentar e se hidratar de forma adequada.

"Outra doença que dá muito cansaço, muita dor muscular é a dengue. Na dengue, a gente sabe que a dor muscular é um pouco mais prolongada, chega a durar até uma semana. Mas, em quadros respiratórios virais, esse sintoma tem de começar a passar depois de dois ou três dias."

 
Falta de ar provocada pelo coronavírus costuma estar acompanhada de outros sintomas

Falta de ar provocada pelo coronavírus costuma estar acompanhada de outros sintomas

 Dores no corpo

 O cansaço também pode aparecer junto com dores no corpo. Essas dores, segundo Gorinchteyn, podem ser musculares ou nas juntas (articulações).

"É muito importante diferenciar se as articulações passam a ter dor — principalmente no mover dos dedos, dos joelhos, dos tornozelos e dos cotovelos — ou se são dores musculares, que acometem as pernas e os braços", diz Jean Gorinchteyn.

Segundo o infectologista, ambas as dores fazem com que as pessoas fiquem debilitadas. "Elas se tornam preocupantes quando forem muito intensas e não melhorarem com medicações analgésicas", afirma o médico. Se essas dores se mantiverem, um médico deve ser procurado.

Gorinchteyn explica que as dores musculares podem ser decorrência de atividades físicas, mas elas também podem revelar uma inflamação recorrente de um quadro de infecção. "E as pessoas devem ficar atentas a elas", alerta.

Fonte: G1  

CORONA VÍRUS: Governador prorroga decreto de quarentena no Piauí e determina novas restrições

Em live no início da tarde desta segunda-feira (30), governador Wellington Dias (PT) anunciou que vai prorrogar o prazo do isolamento social e ampliar as restrições para entrada e saída de pessoas nas divisas do estado.

W.Dias mantém medidas de isolamento e prorroga decreto até 30 de abrilDe acordo com o governador, a análise do histórico de pessoas infectadas pelo coronavírus no Piauí aponta que algumas contaminações se deram por ligação com o Ceará, que atualmente é o terceiro estado com maior número de casos.

Na medida anterior, apenas passageiros de ônibus coletivos interestaduais deveraim ser submetidas à quarentena. Agora, com a atualização do decreto, a medida vale para qualquer tipo de entrada no estado. 

“Entrou no Piauí, vai ter que cumprir quarentena”, garantiu Wellington Dias. 

Pelo menos dois pacientes com Covid-19 do Piauí tiveram histórico de contaminação pelo Ceará. “Por isso que esse cuidado é fundamental, garantir que a pessoa fique no isolamento social de pelo menos 7 dias”, afirmou.  A medida vale também para os estados vizinhos. O governador disse que a ação é acertada com o governador do Ceará, Camilo Santana (PT).

Serviço essenciais

"Todos os serviços que são essenciais para a vida estão mantidos. Saúde, segurança, área social, bancos, farmácias, supermercados. Nessas áreas, o decreto determina as medidas protetivas. É uma responsabilidade de cada estabelecimento. A área da produção e indústria prosseguem.  Temos a necessidade do funcionamento das transportadoras. A atividade dos pescadores pode permanecer. Se sua atividade não está colocada aqui, estamos lidando com o governo federal para que haja a compensação"

Bancos, lotéricas

"Foram reduzidas as atividades presenciais, mas tem o funcionamento. Os aposentados vão receber por meio de cartão de crédito. A nossa Agência de Fomento continua operando, bem como todos os bancos".

O decreto vale para todo o Piauí?

"Vale. Tínhamos uma situação em Parnaíba, mas a justiça nivelou com as regras do estado. As regras vão permanecer até 30 de abril. Estou dialogando com todos os prefeitos, independente de partido. Não há disputa de lado A ou lado B. Temos um inimigo em comum, o coronavírus. Queremos evitar o colapso”

Aulas suspensas

“Estão suspensas. O decreto prevê até 30 de abril e só quando encerrar a fase de risco voltar. Mas o decreto permitiu as aulas não presenciais”

IPVA

“Prorrogado por 90 dias com desconto de 5%”

Divisas

“Temos toda uma operação integrada para fiscalizar. Fiz uma proposta para o Exército para que os reservistas possam atuar na segurança, assim como faz a guarda municipal. Ficamos de trabalhar essa agenda”

Prefeitos

“Peço a colaboração dos prefeitos para que a gente possa juntos fazer a fiscalização. Se tiver aglomeração, a vigilância sanitária do município atuar”

Ampliação dos leitos de UTI

“Temos hoje 11 municípios em que trabalhamos com UTIs e estamos ampliando com salas de estabilização”.

EPIs

“O Piauí tomou a iniciativa de não esperar. Está chegando a conta gotas. Vai chegar vacina? Chegou uma parte. O Piauí foi na frente. Nós compramos respiradores e acertamos com os governadores do Nordeste a compra de mais 80 respiradores”

Hospitais de campanha

“Estamos adotando uma série de medidas. Uso de hotéis que estão vagos para fazer atendimento, bem como hospitais do município e o hospital da universidade. Estamos trabalhando em vários hospitais, além do Verdão em Teresina. O Verdão vai ser uma base importante de estabilização”.

Merenda escolar

“Em cada escola temos receita para a merenda ou refeição. Esse dinheiro nós estamos transformando em ticket alimentação e vamos repassar para 77 famílias do Piauí. Já estamos acertando com a empresa para trabalhar essa semana”

Caminhoneiros

“Terão todos as condições de borracharia, oficinas e alimentação, integrado com os municípios”

Matéria original 

O governador Wellington Dias (PT) vai renovar os decretos - que proíbe aulas na rede estadual e a realização de atividades comerciais em todo o estado - mantendo a quarentena para os piauienses. Somente os serviços essenciais serão mantidos. 

Os decretos do governador irão vencer essa semana e após orientações dos especialistas, Wellington Dias permanece com a decisão de não reabrir os estabelecimentos comerciais e deixar as escolas sem aulas.

Na manhã de hoje (30), Wellington Dias se reuniu com o Comitê de Enfrentamento do Coronavírus para discutir a renovação dos decretos, que tem validade de 15 dias, e avaliar as ações no estado.  

O Cidadeverde.com falou com fontes ligados ao governador e todas confirmam que Wellington Dias não tem intenção de adotar medidas para amenizar o isolamento social.

Neste domingo, Dias usou a rede social e fez novo apelo pedindo aos piauienses para que fiquem em casa e condenou as "brincadeiras" com o coronavírus. 
Com o registro de três mortes no estado - a do prefeito de São José do Divino e o casal de idosos - o governo redobra as atenções para as medidas de prevenção e assistência ao grupode risco. 

Fonte: Cidade Verde 

CORRENTE: Hoje muito movimento no centro da cidade as pessoas saíram de casa

Em corrente nessa segunda feira (30) de março as pessoas saíram as ruas e o movimento maior foi em bancos.

Centro de Corrente nessa manhã de 30 de março 2020 movimentado as pessoas   

Muitos aposentados tiveram que sair de casa para sacar os seus aposento s de uma forma que foi inevitável a saída de suas fazendo filas enormes na casa lotérica e bacos do nordeste e banco bradesco.

Nas filas tanto na lotérica como nos bancos ouviu se os apelos do carro de publicidade do Fonseca Supermercado onde o serviço de som fazia apelo para que as pessoas ficassem pelo menos dois metros de distancia uma das outras, Mesmo com decreto do estado e do município de Corrente proibindo transito de vans hoje pelo menos 05 vans com passageiros chegaram na cidade vinda de cidades vizinhas  

Em Corrente continua a expectativa de divulgação do dois resultados de casos suspeitos até agora.

BRASIL 

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até as 8h45 desta segunda-feira (30), 4.321 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil com 140 mortos, 98 deles em São Paulo, de acordo com a secretaria de Saúde do estado.

A secretaria estadual de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a terceira morte nesta manhã.

SP tem 98 mortos por coronavírus e 1451 casos confirmados

Em São Paulo, duas mortes foram confirmadas: uma por um hospital e outra por uma universidade, somando 98. Os casos ainda não foram contabilizados pela secretaria.

O Rio de Janeiro confirmou mais 42 casos e quatro mortes neste domingo. O total é de 17 mortes e 600 casos no estado.

Sobe para 17 o número de mortos no estado do Rio

Mato Grosso confirmou 16 casos na manhã desta segunda. Na Bahia, foi confirmada na manhã de domingo (29) a primeira morte por coronavírus no estado. Um paciente de 74 anos que fazia diálise e estava em um hospital particular. O número de casos no estado está em 156. Foi confirmado o primeiro caso em uma criança.

O governo do Distrito Federal também teve o registro da primeira morte: uma mulher de 61 anos. O DF tem 298 casos do novo coronavírus.

Secretaria de Saúde confirma 298 casos de coronavírus no DF

Também foi registrada a primeira morte no Maranhão neste domingo: um paciente de 49 anos internado com hipertensão em São Luís.

Subiu para 22 o número de casos no Maranhão, segundo informou o governador do estado em rede social na noite de sábado. E também aumentou para 73 os casos de infectados em Pernambuco, além das 5 mortes já registradas.

O Rio Grande do Norte, que tem 68 casos confirmados da doença, teve o primeiro registro de morte na noite de sábado.

No Amazonas, o número de infectados no domingo chegou a 140. Minas Gerais tem 231 casos de coronavírus confirmados segundo a secretaria de saúde. Até o momento, nenhuma morte foi registrada no estado e 20 mortes suspeitas estão em investigação. E o Rio Grande do Sul passou a 239 casos neste domingo.

O Ministério da Saúde atualizou seus números na tarde de domingo (29), informando que o Brasil tem 136 mortes e 4.256 casos confirmados de coronavírus.

O avanço da doença está acelerado: foram 25 dias desde o primeiro contágio confirmado até os primeiros 1.000 casos (de 26 de fevereiro a 21 de março). No entanto, os outros 2.000 casos foram confirmados em apenas seis dias (de 21 a 27 de março).

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, sapatos, árvore, céu e atividades ao ar livreA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, motocicleta e atividades ao ar livreA imagem pode conter: carro e atividades ao ar livre

Fotos colaboração Humberto Setúbal   

Com informações g1

Da Redação 89 99906 8076

ALERTA: Prefeito de município do Piauí morre com suspeita de coronavírus

O prefeito Antônio Nonato Lima Gomes, 56 anos, da cidade de São José do Divino, morreu na madrugada desta sexta-feira (27), com suspeita de coronavírus.

Prefeito de município do Piauí morre com suspeita de coronavírus

Antonio Felicia - Foto: Divulgação

Antonio Felicia (PT), como era conhecido, era diabético e foi atendido no pronto-socorro de Piracuruca, pelo prefeito da cidade, Raimundo Alves, que é medico. 

Foi coletado material do corpo de Antonio Felicia e as amostras foram encaminhados para o Laboratório Central (Lacen). 

portal r10

 

RÁDIO ELDORADO: O programa especial combate ao corona vírus as 12:00 horas entrevista o senador Ciro Nogueira. Nesta sexta feira

Nesta sexta feira (27) o senador Ciro Nogueira é o entrevistado no especial combate ao corona vírus levado ao ar pela rádio eldorado/rádiof10 no horário das 12: 00 horas.

Senador Ciro Nogueira (PP/PI) - Vem Pra Rua

Senador Ciro Nogueira Presidente Nacional do Partido Progressista (PP) 

A rádio eldorado presidido por Tertuliano Cavalcante está com esse projeto de conscientização da população de Corrente e cidades circunvizinhas na importância do combate a proliferação do corona vírus na região o projeto é executado pela força tarefa de comunicadores formados pelos radialistas Adson Jordão Alessandro Guerra e Florisvaldo Vieira o trabalho é voluntário dos profissionais.

Nessa sexta feira, portanto será entrevistado o  Senador Ciro Nogueira Presidente Nacional do Partido Progressista (PP) o tema central é politicas publicas de combate ao corona vírus e outros temas como o assunto de credenciamento do Hospital Regional de Corrente junto ao Ministério da Saúde para receber recursos federais direto, Como hoje é Hospital Regional de Bom Jesus-PI, Não deixa de ouvir Rádio Eldorado 97,5 e na web pela radiof10.com

RÁDIO ELDORADO VEM AI  

A Rádio Eldorado em ABRIL estreia programação jornalistica e entretenimento local aguarde    

Da redação 89 99906 8076                                           

 

BOLETIM COVID 19: Situação em Corrente é de 2 casos suspeitos confira aqui

A secretaria municipal de saúde de Corrente divulgou hoje(26) boletim de notificados de corona vírus no município.

Nenhuma descrição de foto disponível.Com base em informações oficiais da prefeitura de Corrente o município até agora apresenta dois casos suspeito de covid 19.

Segundo a coordenadora de saúde do município Jessica o resultado do primeiro caso sairá nos próximos três dias isso é fato não fake.

Da Redação 89 99906 8076         

CORRENTE: Forte chuva transborda rio e riachos. Moradores tiveram que deixar suas casas

Uma das maiores chuvas enchentes dos últimos anos em Corrente nessa madrugada de quinta feira (25/26) deixou muitas pessoas com suas casas alagadas.

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água

Rua Getúlio Vargas foi invadida com água do rio corrente Foto Caio Jordão   

Muitos vídeos e muitas fotos foram publicadas nas redes sociais depois da enchente e até mesmo durante a enchente o rio corrente em seu leito  natural mostrou a sua fúria e mesmo  que durante muitos anos sem uma cheia dessas que as agua não esqueceram o seu percuso natural e desceu alagando casas e outras construções  que estavam em seu caminho.

Casas mesmo distante do leito foram invadidas pela enchente messa quinta feira(26) como a UBS do centro e casas próximas, Onde moradores tiveram que deixar suas casas no final da rua Joao Pacheco Cavalcante.

Riachos do Coité, Riacho das pedras, Riacho da tabuquinha e outros transbordaram alagando casas sua marginal.

Confira abaixo imagens de cidadãos de Corrente durante a enchente dessa manha e, Corrente Piaui, A enchente fez por algumas horas os correntinos esquecerem sobre a quarentena contra o corona vírus.

A imagem pode conter: céu, nuvem, árvore, planta, atividades ao ar livre e natureza

Dois prédios públicos como o CRAS e UBS do centro foram invadidas pela enchente nessa manhã  

A imagem pode conter: atividades ao ar livre e água

Bar do Bode 

A imagem pode conter: casa, noite e atividades ao ar livre

casa comercial próximo ao riacho do coité 

A imagem pode conter: árvore, céu, grama, atividades ao ar livre, natureza e água

BNB Mais uma vez ficou assim 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, atividades ao ar livre e natureza

Ponte sobre o rio corrente no Itagi  

A imagem pode conter: céu, atividades ao ar livre e natureza

Bairro nova corrente 

 

Aguarde mais fotos   

Da Redação 89 99906 8076                                              

COMBATE AO COVID 19: Empresários de Corrente entram na campanha contra vírus

Em Corrente muitos comerciantes estão se adequando a maneira de não deixar faltar nada em casa para a população em meio a pandemia de corona vírus no mundo e tomando os cuidados necessários para higienização dos seus respectivos estabelecimentos.    

Fonseca Supermercado hoje(24)  

Um desses comerciantes é o empresário Ronaldo Fonseca que vem colaborando nos sentido de conscientizar  á população o tocante ao perigo do vírus que se alastrou pelo mundo e chegou no Brasil, Piaui e em Corrente onde é aguardado o resultado de um exame do primeiro caso suspeito na cidade.

O Fonseca Supermercado não só manteve em campanha contra a propagação do corona vírus através de medidas de segurança da saúde de seus clientes como também foi tomado medidas de segurança da saúde de seus funcionários dentro da loja possui dois lavatórios para os clientes lavarem as mães e fazer sempre a sua higiene.      

A imagem pode conter: casa, carro e atividades ao ar livreO empresário Ronaldo Fonseca também designou sua equipe de publicidade nas ruas para realizar campanha do #fica em casa corrente, de onde o carro de som nas ruas e na loja trocou a publicidade da loja pela campanha de conscientizar as pessoas a ficarem em casa e sair apenas em necessidade extrema, São medidas assim que colaboram com a população no combate a proliferação  do corona vírus.

O empresário Ronaldo Fonseca avisa para a população que vem trabalhando no sentido de não deixar faltar nada para o consumo dos cidadãos aqueles que por ventura possam temer a falta de alimentos no mercado local.

Outros comerciantes vêm trabalhando nesse sentido de manter sempre o mercado abastecido por tanto a população nesse momento não precisa sair na correria com medo de um desabastecimento no mercado local.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livreO Empresario Epitácio Dantas em frente a seu supermercado instalou uma pia com aguá e sabão e tanto os seus clientes como quem passa pela rua pode faze a igienízação das mãos lavando com aguá e sabão o que é uma das medidas mais eficazes no combate  a proliferação do covid 19 pela cidade de Corrente.

Destacamos ainda empresários que procuraram o HRC para fazer doações como o caso do empresario Adriano do temperos fiel que fez doações de mascaras para o Hospital de Corrente.

O Proprietário do Rocha Supermercado também instalou na entrada da loja uma lavatório para seus colaboradores e clientes com sabão liquido são ações simples mais que de muita importância no combate ao corona vírus        

 Parabéns aos empresários Ronaldo Fonseca(Fonseca Supermercado) Joabas Rocha(Rocha Supermercado) e Epitácio Dantas( Compare Supermercado) e Adriano(Temperos Fiel) pela atitude salutar no combate ao corona vírus e que outros cidadãos façam o mesmo é hora de colaborar do jeito que for possível, Lembramos a população que a forma do cidadão continuar colaborando é continuar em casa sair só em estrema necessidade. 

Da Redação 89 99906 8076                           

Procon Câmara em parceria com o MP realiza visitas à farmácias e supermercados de Corrente

Com o intuito de verificar os preços os produtos de prevenção ao Coronavírus, como álcool gel, máscaras, luvas e álcool 70%, o Procon Câmara de Corrente(PI), em parceria com a 2ª Promotoria de Justiça de Corrente, realizaram no dia (20/03), visitas às farmácias e a alguns supermercados da cidade.

Na oportunidade as servidoras do PROCON Câmara, Beatriz Cristina e Kamilla Medeiros, na companhia da promotora Gilvânia Alves Viana, entregaram aos comerciantes a Nota Técnica emitida pelo Procon/MPPI sobre a majoração sem justificativa dos preços de tais produtos, bem como foram advertidos sobre as eventuais penalidades que podem ser aplicadas aos estabelecimentos em caso de constatação de preços abusivos.

Os consumidores devem ficar atentos e denunciar qualquer abuso, pelo e-mail: procon@corrente.pi.leg.br

Fonte Portal Câmara de Vereadores de Corrente PI

© 2017 Corrente é notícia, todos os direitos reservados