CORRENTE: Secretaria de Saúde deve receber mais 03 médicos até dia 27 de janeiro

As informações foram colhidas diretamente com o secretario de saúde do Município, Dionísio Jr. De acordo com o secretario ainda restam três vagas para serem preenchidas por profissionais da saúde.

Resultado de imagem para dionisio jr vice prefeito de corrente pi

Secretario Municipal de Saúde de Corrente Dionísio JR. e o Prefeito Murilo Mascarenhas  

Corrente é uma das cidades do extremo sul que tinha o maior numero de profissionais do programa mais médicos de Cuba. No final ano passado com a decisão do governo cubano em levar todos os médicos do programa para seus Pais, Corrente ficou com uma defasagem de 06 médicos.

Segundo o secretario de saúde de Corrente Dionísio Jr. Apenas 03 vagas foram preenchidas inclusive com médicos de Corrente. O Secretario disse que dia 27 os outros 03 médicos se apresentam por aqui.

Confira as dificuldades de reposição dos médicos do programa na região do extremo sul piauiense  

Quase dois meses após o anúncio da saída dos médicos cubanos que atuavam no Piauí, 24 vagas do programa “Mais Médicos” continuam em aberto por falta de médicos interessados em atuar em municípios distantes da capital e outros grandes centros urbanos. A falta de profissionais atinge municípios situados no extremo Sul do Estado, como Morro Cabeça no Tempo, Barreiras do Piauí, Guaribas e Santa Filomena.

De acordo com a coordenadora do programa no Piauí, Idvani Braga, nessas localidades em que não houveram inscritos, os casos considerados de urgência estão sendo encaminhados para cidades-polo, já os demais atendimentos estão suspensos até a ocupação das vagas deixadas pelos médicos cubanos. “Tem município que fica muito distante e continua sem médico nenhum”, completa.

Além destas 24 vagas que já estão em aberto, a ocupação de outras 33 vagas ainda está indefinida, pois, segundo o Mais Médicos, os profissionais tinham até ontem (10) para se apresentarem nos municípios. “Nós ainda não sabemos como estão essas vagas, pois somente na segunda-feira o Ministério da Saúde vai nos enviar um relatório informando se foram preenchidas ou não”, afirma.

A coordenadora explica que, em caso de não preenchimento, as vagas serão disponibilizadas a partir do dia 23 de janeiro para médicos brasileiros formados no exterior inscritos no programa. “Os médicos vão acessar o sistema e escolher as vagas remanescentes. São profissionais que já foram inscritos no edital e o Ministério está conferindo a documentação”,explica Idvani Braga. Até o momento, 142 profissionais já estão atuando pelo Mais Médicos no estado.

Um balanço divulgado nesta sexta-feira (11) pelo Ministério da Saúde informa que 1.462 profissionais com registro no Brasil e inscritos na segunda chamada não se apresentaram nos municípios brasileiros escolhidos, o que representa 17,2% dos 8.517 das vagas disponíveis na seleção.

Confira o cronograma das próximas etapas do Mais Médicos:

14 de Janeiro - Publicação da lista dos médicos com registro médico no Brasil que iniciaram as atividades

22 de Janeiro - Publicação da validação dos documentos dos brasileiros formados no exterior

23 a 24 de Janeiro - Brasileiros formados no exterior escolhem vagas

29 de Janeiro - Publicação da validação dos documentos dos estrangeiros formados no exterior

30 a 31 de Janeiro - Estrangeiros formados no exterior escolhem vagas

Da Redação 89 99906 8076 

FONTE: O Dia

                      

Secretaria de Saúde de Corrente ganha nova Ambulância

A Prefeitura de Corrente conseguiu mais uma grande conquista. Desta vez uma Ambulância nova, para atender junto a Secretaria de Saúde. Um investimento de 94 mil reais, recurso este alcançado por meio de emenda parlamentar do Deputado Heráclito Fortes, e por recursos próprios.

Secretaria de Saúde de Corrente  ganha nova Ambulância      A nova ambulância sera utilizada  na cidade de Corrente. Com isso a comunidade Correntina só ganhará em atendimento, tornando  mais rápido os processos de emergência e urgência da saúde local.

ascom 

INSS vai revisar cerca de 50 mil benefícios de idosos e pessoas com deficiência no Piauí

Cerca de 50 mil benefícios da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) serão revisados no Piauí. A medida faz parte de um conjunto de ações do governo federal que visa coibir fraudes no sistema previdenciário. 

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Loas é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção, nem de tê-la provida por sua família.

Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário-mínimo vigente.

"São várias formas de fraudar esse tipo de benefício. A renda per capita da família, não ser inferior a 1/4 do salário mínimo, a pessoa ter uma doença que não seja suficiente para impossibilitar o trabalho pelo resto da vida. Temos que ter dois pontos de ataques. Serão verificados se a pessoa tem a doença e se obedece renda per capita exigida", explica o gerente do INSS no Piauí. 

Em entrevista ao Notícia da Manhã, Ney Ferraz também comentou sobre a proposta do governo federal que prevê bonificação a servidores do INSS que descobrirem fraudes. 

"Isso é uma excelente notícia. Os servidores vão continuar trabalhando sua agenda normal que são oito benefícios que devem ser analisados diariamente. Após esses oito benefícios, será aberto o sistema para o servidor analisar quantos conseguir. A cada benefício revisado, ele deve receber entre R$ 52 e R$ 57, valor extra por benefício constatado com irregularidades. Isso deve começar a valer a partir da edição da MP que até essa semana deve ser editada", explica Ferraz. 

cidade verde 

Charles Brau realiza show na Casa da Cultura com gravação de DVD

O cantor Charles Brau se apresentará na Casa da Cultura de Corrente no dia 24 de janeiro. Mas a noite será mais que especial, pois durante o evento será feita a gravação do primeiro DVD do músico.

No repertório, muito pop rock, rock e MPB. "São músicas que fizeram parte da minha tragetória e que marcaram a minha carreira", explica Charles.

Além delas, Brau também apresentará músicas autorais, compostas nas diferentes fases de seu trabalho artístico.

Os ingressos para a grande noite já estão à venda e podem ser adquiridos na Casa da Cultura, das 8h às 12h, ou através do cel/whatsapp (89) 99982-9972.

Com informações Portal Corrente 

PIAUÍ: Núcleo de Educação a Distância da Uespi abrirá vagas para cinco graduações em 2019

O ano iniciou e o Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Uespi continua suas atividades e realizará em 2019 atividades tais como: ofertas de vagas para novos alunos e colaboradores, atualização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), eventos, dentre outros assuntos voltados para EaD.

Resultado de imagem para Núcleo de Educação a Distância da Uespi abrirá vagas para cinco graduações em 2019Destes assuntos mencionados o início se dará pela oferta de vagas para cursos de graduação. Serão abertas vagas para cinco cursos de licenciatura, sendo eles: Letras Português, Inglês, Espanhol, História e Matemática. Todos estes fazem parte do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), que atua em 35 municípios piauienses.

Até então o NEAD sempre utilizou o método de ingresso de alunos para cursos de graduação através de vestibular, sendo assim, o lançamento do edital está previsto para o primeiro semestre, com ingresso no segundo. Mas a direção do Núcleo aguarda definições para, quem sabe, poder fazer esta oferta com ingresso ainda em 2019.1 para que os candidatos possam iniciar as aulas o quanto antes.

“Estamos buscando um mecanismo para antecipar o ingresso dos novos alunos. Os meios são burocráticos, podendo não ser viável momentaneamente, mas estamos nos esforçando para conseguir, o que até então, seria garantido somente para o segundo semestre”, explica o diretor geral do NEAD, Franklin Oliveira.

A previsão é que a oferta dos cursos do NEAD via UAB cheguem a quatro novos polos, totalizando ao fim da seleção, 39 municípios assistidos. As novas cidades contempladas são Alegrete do Piauí, Pedro II, Altos e Redenção do Gurgueia.

Número de roubos a bancos cai no Piauí

O número de roubos a instituição financeira diminuiu 47,27% nos últimos quatros anos no estado do Piauí.

Número de roubos a instituição financeira cai no Piauí Num comparativo lançado pela Secretária de Segurança Pública, o ano de 2017 foram registrados 41 casos de roubos a instituições financeiras, contra 29 casos registrados no ano passado, uma redução 29,27% em relação a estouros de caixas eletrônicos, assaltos agências bancárias e sequestros mediante extorsão a agentes financeiros.

De acordo com o delegado William Morais, o Piauí está na contramão dos outros estados brasileiros. “ Nos demais estados do país esse número só cresce, enquanto aqui nós tivemos uma queda significativa nesse tipo de crime. Essa queda se deu, principalmente, devido a forma planejada, gradativa e a forte atuação investigativa do Grupo de Repressão e Combate ao Crime Organizado contra as organizações criminosas”, afirmou o delegado.

Ainda segundo Relatório de Indicadores de Criminalidade da Segurança Pública, o último caso registrado no estado neste tipo de crime ocorreu no mês de novembro do ano passado.

Fonte: SSP-PI

Rodovia da Morte: Colisão frontal deixa um morto e três pessoas feridas no Sul do Piauí

Um homem morreu em uma colisão frontal entre dois veículos na BR 135, no trecho de 40 quilômetros que liga as cidades de Gilbués e São Gonçalo do Gurgueia.

Um homem morreu e três pessoas ficaram feridas após colisão frontal no Sul do Piauí — Foto: Reprodução  

No mesmo trecho, durante a manhã de quarta-feira (9), uma carreta tombou e deixou a rodovia parcialmente interditada até o início da manhã de quinta.

De acordo com a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 16h desta quinta-feira. Os dois automóveis colidiram frontalmente. O motorista de um dos veículos faleceu no local. Três pessoas que viajavam no outro veículo envolvido no acidente ficaram feridas e foram encaminhadas para o Hospital do município de Corrente.

Ainda durante a manhã de quarta-feira, um caminhão que levava uma carga de massa de milho tombou no mesmo trecho, próximo ao local do acidente. O veículo tombado bloqueou parcialmente a via, mas segundo a Polícia Rodoviária Federal, o trânsito no local não foi prejudicado.

Caminhão tombou na BR-135, no trecho entre Gilbués e São Gonçalo do Gurgueia, no Sul do Piauí — Foto: Reprodução
Fonte: G1 Piauí

Começou essa semana as matriculas na rede municipal de ensino de Corrente

A secretaria municipal de Educação e Cultura, comunica que as matriculas da rede municipal de ensino em suas 29 unidades iniciam nesta terça-feira(08).

Matrículas para a rede municipal de ensino iniciaram nesta terça-feiraAs matriculas se estendem até o dia 18 de janeiro nas escolas de Educação Infantil, Ensino fundamental e na educação de jovens e adultos – EJA.

ASCOM

Juri popular do caso da Professora Adriana Macedo em Corrente será dia 23

Está marcado para o próximo dia 23 de janeiro, o júri popular do professor e advogado acusado de matar a ex-namorada e depois tentar suicídio no município de Corrente, em 2009.

Resultado de imagem para Adriana Macedo

Adriana Macedo - Morta em 2009 em Corrente - PI 

O professor Arnaldo Alves Messias é suspeito de matar a professora Adriana Macedo Borges dos Santos com um tiro na cabeça e depois tentar se matar também com o disparo na cabeçaO crime que teve grande repercussão aconteceu no dia 8 de setembro e o julgamento acontecerá no Tribunal do Júri, no Fórum da Comarca de Corrente, às 9h. 

A advogado de defesa de Arnaldo, Joaquim Magalhães, afirmou ao Cidadeverde.com que a alegação da defesa é de que o disparo foi acidental e que não houve intenção premeditada de matar a mulher.  O advogado também disse que o irmão de Arnaldo, Renato Evilásio Alves Messias, que também é acusado no processo, não está envolvido no crime. Segundo a acusação, Renato teria atraído a vítima para um encontro com o irmão, onde logo depois ela foi baleada.

“O irmão dele também é acusado, mas não tem nenhum sentido ele ser acusado e vamos provar isso no júri. O irmão dele nem sequer estava nesse dia e hora na faculdade. Temos álibi suficiente que demonstra que ele estava em outro local. E nossa alegação com relação ao Arnaldo é que não houve crime premeditado, não houve homicídio na forma descrita pelo MP, não houve a vontade de matar a moça, absolutamente. Houve na verdade uma discussão e um acidente que provocou o disparo e a morte dela. E isso tudo vai ser demonstrado e desconstituída a denúncia quando da defesa em plenário no Tribunal do Jurí”, alegou Joaquim Magalhães. 

Advogado Joaquim Magalhães

A defesa também informou que Arnaldo está atualmente respondendo ao processo em  liberdade e que faz tratamento médico. “Ele tem hoje dificuldade de falar e faz tratamento em razão das sequelas causadas pelo tiro que desferiu contra ele mesmo no dia do crime”. 

Juiz Carlos Marcelo Sales Campos, da comarca de Corrente, é o responsável pelo processo.

Entenda o caso
O crime aconteceu dentro da faculdade onde tanto a vítima quanto o acusado lecionavam e as informações de testemunhas é que o relacionamento entre os dois havia acabado dois meses antes do ocorrido. Há informações também que Adriana chegou a ser levada para o hospital da cidade, mas não resistiu. 

Fonte Cidade Verde 

A força de Heráclito Fortes mesmo sem mandato, Ganha também o prefeito Murilo com o Governo Federal

O deputado Heráclito Fortes (DEM-PI) é um velho conhecido do Congresso, onde desembarcou com mandato em 1982. Nesses 36 anos, criou laços fortes e contou com grande poder no período Sarney (sobretudo via Ulysses Guimarães), no período FHC e agora no mandato de Michel Temer. As eleições passadas deixaram Heráclito sem mandato e a partir de 1º de fevereiro ele fica sem assento na Câmara. Mas a falta de mandato não o tirou do centro do poder. Ele segue dialogando diretamente com o núcleo do novo governo.

Imagem relacionada Heráclito Fortes faz parte de um grupo de políticos, com mandato ou não, que tem voz junto ao novo governo. Primeiro, tem diálogo aberto com o próprio Bolsonaro. Além disso, é precisamente a casa do representante piauiense que funciona como uma espécie de ponto de encontro de um time que tem nomes como Benito Gama, José Carlos Aleluia, Danilo Fortes e até mesmo o articulador político número do governo, o ministro Onyx Lorenzone.

Esse grupo costuma se reunir completo nas quintas-feiras, quando Heráclito oferece almoço com tempero piauiense. Além do capote e da galinha ao molho pardo, esses almoços têm no cardápio discussões sobre os rumos do país. Foi em um desses encontros, na primeira quinzena de dezembro, quando surgiu o alerta ao novo governo: era preciso dialogar com as bancadas partidárias para garantir a viabilidade de matérias como a reforma da Previdência.

Depois do alerta, Lorenzone saiu a escutar as bancadas, costurando um grupo mais coeso de apoio ao governo. O Palácio do Planalto ainda está longe de ter tranquilidade, mas os temores diminuíram muito deste então.

Diante dessa capacidade de estar junto, alguns apressados poderiam imaginar Heráclito à frente de algum órgão federal. Não se cogita isso, inclusive porque não é o perfil de Heráclito. Mas é provável que tenha lugar em alguma estrutura de assessoramento político – dentro do palácio ou mesmo no Congresso. Independente disso, Heráclito deve ter influência na indicação em alguns cargos federais.

Esforço para manter Avelino na Codevasf

No governo Michel Temer, Heráclito Fortes tinha importante espaço. Como integrante da bancada do PSB (ao qual era filiado), indicou os dirigentes do Ibama, SPU e Infraero no Piauí. Como deferência pessoal do presidente Temer, indicou um vice-presidente do Banco do Brasil. E, depois, avalizou a permanência de Avelino Neiva na Codevasf.

Agora Heráclito tenta manter Avelino no posto, embora o cargo seja cobiçado por outras lideranças do Nordeste, inclusive do Piauí. O primeiro a defender a permanência foi o deputado Átila Lira, falando como coordenador da bancada piauiense no Congresso. Esse gesto pode ser importante para Heráclito revalidar sua influência e emplacar, de novo, o comando da Codevasf.

Resultado de imagem para MURILO E HERACLITO

Primeira Dama de Corrente Andreia o Deputado Federal Heráclito Fortes e o prefeito Murilo   

CORRENTE PI 

Por aqui quem achava que o prefeito Murilo estava sem eira nem beira como o novo Titular  da caneta no Governo Federal Jair Bolsonaro, Deu com os burros na aguá, Porque Murilo o prefeito de Corrente é muito ligado ao deputado federal Heráclito Fortes, Inclusive o prefeito se encontra em Teresina onde está cumprindo agenda oficial.

Adson Jordão com informações da coluna do Jornalista Fenelon Rocha do portal cidade verde 

Secretaria de Educação desenvolve projeto de incentivo a leitura

As Escolas Municipais de Corrente realizaram a culminância do projeto “Brincar, Ler e Escrever na Corrente do saber” que tem o objetivo de despertar a curiosidade do aluno e incentivar a leitura.

 Para a superintendente de Educação Alderice Barbosa, criadora do projeto juntamente com a equipe de Coordenação da SEMEC, o aluno que cria o gosto pela leitura logo cedo terá uma visão mais ampliada do mundo e ainda aprenderá com mais facilidade, pois terá mais estímulo para as leituras dos textos das diversas disciplinas, bem como compreenderá melhor o que está lendo e terá mais facilidade para se expressar tanto na forma escrita como na oral

Este projeto tem como foco as séries iniciais, porém a Secretaria de Educação desenvolve projetos de incentivo à leitura com todos os alunos da rede municipal e também está investindo nas reformas e na readaptações das salas de leitura. Além da interatividade dentro da sala de aula o Projeto também envolve a família nessa inserção da criança no mundo da leitura e da escrita, momento em que os pequenos iniciam seu processo de alfabetização.

ascom 

Secretaria de Educação ganha destaque estadual e se torna referência

A hora do almoço nas escolas municipais de Corrente é uma das mais aguardadas. Crianças enfileiradas e com água na boca, ansiosas pelo prato principal do dia: arroz, feijão, frango ao molho com abóbora e salada de alface e beterraba.

As escolas oferecem aos estudantes frutas e verduras orgânicas, produzidas pelos agricultores familiares da região, que impulsionam a economia local. Todo esse círculo virtuoso foi possibilitado pela Lei nº 11.947, que determina aos municípios utilizar pelo menos 30% dos recursos recebidos do governo federal para a alimentação escolar na compra direta de produtos da agricultura familiar.

Na rede municipal de Corrente são atendidas 27 escolas e 2 creches, e a distribuição da merenda é realizada de acordo com o número de alunos. Para a nutricionista do Município Laíla Nobre, o cardápio das escolas e pensado e elaborado para se adaptar as potencialidades locais, incluindo frutas e legumes da estação.

No final do 2° semestre de 2018 foi realizada uma chamada pública para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar para merenda escolar, através da participação efetiva da Sala do microempreendedor. A ação teve o intuito de incentivar a produção local além de contribuir para uma alimentação mais saudável dentro das escolas municipais. Os produtores apresentaram as amostras dos gêneros alimentícios a serem fornecidos por meio de chamada pública para a merenda escolar, a ação além de incentivar os pequenos produtores da região, contribui para uma alimentação mais saudável nas escolas.

"Paulo Cabeção" com passagem pela Policia é assassinado em Parnaguá

Caso de homicídio foi registrado em Parnagua na tarde dessa sexta feira(04) Um  rapaz foi encontrado morto em na cidade de Parnaguá – PI, As informações foram confirmadas pelo grupamento da Policia Militar local.

Resultado de imagem para paulo cabeção - parnagua pi

"Paulo Cabeção" Era muito conhecido das Policias da região pela pratica de vários delitos como roubos e furtos imagem de arquivo     

“Homicídio ontem em Parnaguá no dia 04 de Janeiro 2019,Por volta das 17 horas quando recebemos uma ligação informando que havia um corpo no pé da serra, Juntamente com a guarnição mim desloquei até o local chegando  a esse, Constatei que se tratava do Nacional “Paulo Cabeção”, Velho conhecido da PM e Policia Civil, Arrombador  de residências já tinha sido preso varias vezes pela pratica de  furtos,  É provável que tenha sido assassinado na parte das manhã” Disse  fonte da Policia Militar  para o portal corrente é noticia

Da Redação 89 999068076                                  

Wellington Dias define que SeadPrev ficará responsável por todas as contratações do estado

No seu primeiro dia de novo mandato, o governador Wellington Dias definiu os primeiros passos da nova gestão. Nesta quarta-feira (2), ele se reuniu com os gestores das secretarias de Governo, Planejamento, Fazenda, Administração, Procuradoria e Controladoria.

Reunião com Gestores e a Vice - Governadora.Na ocasião, foi definido que, a partir de agora, a SeadPrev será a responsável por todas as contratações de pessoal do estado.

Para qualquer tipo de contratação, o órgão estadual precisará de um parecer do Conselho de Gestão de Pessoas da SeadPrev. Com a decisão, o governo visa diminuir e controlar os gastos. A meta é reduzir R$ 15 milhões por mês para chegar a economizar R$ 150 milhões por ano. "A folha de pagamento é o nosso maior item de despesa, portanto, começamos o ano com essa prioridade. Essa medida irá colocar o estado em uma condição de equilíbrio fiscal e garantir o aumento da capacidade de investimento", atentou o governador.

Segundo o secretário de Administração, Ricardo Pontes, no momento está sendo realizada a revisão de todos os contratos dos terceirizados, dos pedidos de promoções, progressões e aumento. "Vamos rever também todas as condições especiais de trabalho que foram concedidas ao longo dos últimos quatro anos para que possamos zerar e começar novamente a análise. Onde houver contratações em excesso, iremos readequar de acordo com a necessidade. Em áreas específicas, como por exemplo, saúde e segurança, estamos vendo com os próprios profissionais um levantamento da necessidade de pessoal", disse.

Na reunião, trataram ainda sobre aumento de salários, como o dos professores. De acordo com o secretário Ricardo Pontes, o governo aguardará para saber como as receitas se comportarão e também irão esperar o relatório da Lei de Responsabilidade Fiscal, que deve ser divulgado até o final do mês. Isso irá definir o limite prudencial e orientar as decisões do governador Wellington Dias.

Primeiros atos de Ibaneis: mutirão nas cidades, saúde e tapar buracos

A gestão de Ibaneis Rocha (MDB) à frente do GDF começou oficialmente na terça-feira (1º/1) com a promessa de trabalho intenso. No primeiro dia de 2019, o novo titular do Executivo distrital participou de eventos oficiais – como missa no Santuário Dom Bosco, posse na Câmara Legislativa e troca de faixa no Palácio do Buriti – e fez uma série de anúncios e promessas, que já começam a se estruturar nesta quarta-feira (2).

Hugo Barreto/MetrópolesLogo pela manhã, uma equipe da Secretaria de Saúde se encontra para definir diretrizes para o setor que Ibaneis chama de “prioridade zero”. A partir das 14h, o governador participa de evento, na Residência Oficial de Águas Claras, com seus 26 secretários para alinhar os atos dos próximos dias.

 

Em um primeiro momento, eles tratarão de assuntos como o programa SOS Distrito Federal, que deve ser anunciado em 4 de janeiro. A intenção é promover uma série de ações emergenciais, como reformar escolas e tapar buracos no asfalto. O governador também ressaltou o cumprimento de promessas de campanha em áreas cruciais para a capital.

Vamos cuidar da saúde. É uma determinação imediata. Também precisamos de medidas na área da segurança. Trazer mais policiais, principalmente aqueles que estão na reserva e aposentados, para que a gente possa reabrir as delegacias do DF"
Ibaneis Rocha, governador do DF

Logo após a posse, o governador publicou edição especial do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na qual constava a exoneração de comissionados nomeados durante a gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB). A exceção ficou por conta de titulares de cargos nas polícias Civil e Militar e em órgãos como as casas Civil e Militar, a Defensoria Pública do DF (DPDF) e o Instituto de Previdência dos Servidores (Iprev), entre outros. O documento ainda apresentou a estrutura do novo governo.

Ao todo, ficaram definidas 26 secretarias e foram publicados os nomes de 29 integrantes do alto escalão, empossados por Ibaneis durante cerimônia na Praça do Buriti na manhã de terça (1°).

Confira ações anunciadas por Ibaneis para os primeiros dias de sua gestão:

Prioridade zero é a saúde
O alinhamento com a equipe será firmado nesta quarta-feira (2), após reunião às 14h. A intenção é realizar mutirões para atender quem espera por exames e cirurgias, acabar com as filas de espera, otimizar a estrutura, contratar mais profissionais, reestruturar o modelo do Instituto Hospital de Base (IHBDF) e fazer a informatização de todos os dados do setor.

SOS Distrito Federal
A previsão é de que na sexta-feira (4) Ibaneis anuncie como será realizado o programa para mitigar os problemas relacionados à conservação urbana que afligem as regiões administrativas. O governador quer indicar os administradores regionais ainda esta semana, para colocar em prática o projeto batizado de SOS Distrito Federal.

O governador promete trabalhar para que, logo em seguida, estejam nas ruas equipes para realizar limpeza e melhoria do asfalto, tapando os buracos nas pistas, por exemplo.

A estimativa inicial era de começar o serviço nesta quarta (2), mas o novo chefe do Executivo local quis ampliar o programa, com a reforma de escolas e pintura de meio-fio. Será uma proposta arrojada de recuperação do Distrito Federal, segundo a equipe do governador.

Reunião com o secretariado
Ibaneis se reúne, a partir das 14h desta quarta-feira (2), com seus 26 secretários para alinhar as diretrizes de governo. O encontro ocorre na Residência Oficial de Águas Claras.

A expectativa é de que cada área tenha metas a curto prazo, para que a população veja o resultado da implementação de ações rapidamente.

Segurança pública
O chefe do Executivo local assegurou que irá reabrir as delegacias fechadas. O governador vai retomar o horário de funcionamento 24 horas.

Das 33 delegacias que deveriam operar em regime de plantão, 15 não funcionam à noite nem nos fins de semana e feriados, conforme levantamento do presidente do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), Rodrigo Franco.

Sem conflito entre as corporações
Ainda na área de segurança, Ibaneis deixou claro, em discurso durante a posse, na Câmara Legislativa, que não irá tolerar conflito entre as corporações. Ele classifica a segurança pública como “um caos” e, segundo o emedebista, mesmo assim, os órgãos se veem no direito de brigarem entre si.

O governador afirmou que a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar terão de se reportar ao secretário de Segurança Pública, Anderson Torres.

Nomeações
O governador pretende organizar as nomeações para recompor o quadro de servidores exonerados no “decretão” publicado no primeiro dia do ano. Segundo o secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão, André Clemente, entre os alvos da tesourada estão cargos comissionados, que fecharam a gestão Rodrigo Rollemberg (PSB) em torno de 16 mil.

“Nós vamos iniciar nomeando apenas 30% e identificando as necessidades. Queremos chegar a um número menor do que existe hoje”, assinalou Clemente.


Nova estrutura do GDF

Na edição especial do DODF de terça-feira (1º), Ibaneis publicou o esqueleto da administração pública local. Uma mudança chamou atenção: a Casa Militar, que tinha status de primeiro escalão, agora ficará subordinada à Secretaria da Segurança Pública.

No total, serão 26 secretarias, com destaque para novidades como as pastas dedicadas à Juventude, à Mulher e às Relações Internacionais.

Servidores
O novo governador promete valorizar os servidores da capital da República, começando com os funcionários da segurança, saúde e educação. Contudo, faz um alerta: pretende cobrar resultados com firmeza.

Um dos maiores desafios é conceder o prometido reajuste salarial às diversas categorias que compõem o funcionalismo distrital.

Ampliação das Administrações Regionais
O governador Ibaneis vai ampliar o número de administrações para 34. Hoje, existem 31.

A medida será tomada nos próximos dias, por meio de decreto. Ele vai criar novas unidades do Pôr do Sol e Sol Nascente, de Arniqueiras e do Arapoanga.

Empresariado
Outra prioridade da gestão, segundo o chefe do Executivo local, é a geração de emprego. Ibaneis assinalou que vai dar credibilidade ao empresariado. Ele assegurou que irá lançar os editais das obras públicas previstos para 2019. O plano é de fazer um “choque na economia do DF” ao trazer novas empresas para a capital da República.

Habitação
Ibaneis conseguiu um contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 1,3 bilhão a fim de construir 12,4 mil moradias populares no Itapoã. A ideia é iniciar as obras nas próximas semanas. Mas a demanda é ainda maior: 100 mil novas residências, conforme apontou a equipe do governador.

Ibaneis RochaWhatsApp Image 2019-01-01 at 12.52.25WhatsApp Image 2019-01-01 at 12.53.40 (1)WhatsApp Image 2019-01-01 at 12.53.41WhatsApp Image 2019-01-01 at 12.53.39WhatsApp Image 2019-01-01 at 13.13.18WhatsApp Image 2019-01-01 at 11.23.26WhatsApp Image 2019-01-01 at 08.05.55 (2)WhatsApp Image 2019-01-01 at 08.05.55WhatsApp-Image-2019-01-01-at-09.00.201WhatsApp Image 2019-01-01 at 09.39.17WhatsApp Image 2019-01-01 at 09.32.52WhatsApp Image 2019-01-01 at 09.39.17 (1)WhatsApp Image 2019-01-01 at 13.30.11 (1)

Fonte: Metropole   

Câmara de vereadores aprova projeto que vai beneficiar 42 ruas em Corrente

O prefeito Murilo foi decisivo na reta final do ano para que a câmara de vereadores em sua maioria votasse o projeto que dá continuidade ao município de Corrente a passar para a próxima etapa do programa do governo federal “Avançar cidades”.

Resultado de imagem para camara de vereadores de correnteOs vereadores que realmente demonstraram compromisso com ruas melhores na cidade e bairros de Corrente.

São eles os vereadores Luiz Augusto, Tony, Salmeron Filho, Gilmario Lustosa, Gutão e a vereadora Naira que como membro da comissão de orçamento e Finanças assinou o parecer liberando para deliberação em plenário e sendo votado pelos vereadores que aprovaram o projeto.

O prefeito Murilo disse para o nosso portal que agora já vai enviar para Teresina para as próximas etapas do programa.

Será muito importante para o desenvolvimento da cidade de Corrente não só melhorando ruas como também acessibilidade e gerando emprego na cidade um político que merece o respaldo da população o prefeito Murilo fecha o seu segundo ano de mandato com uma vitória esmagadora sobre as pessoas que torcem pelo quanto pior melhor.

E são pessoa que talvez já moram em ruas de assalto ou calçadas e que não deram a mínima para aprovar um projeto como esse.

Esses vereadores que votaram contra o projeto vão ter que se explicar perante a sociedade o por que foram contra um projeto tão importante para os cidadãos  

               Da Redação 89 9906 8076

           Da Redação

Prefeitura de Corrente antecipou pagamento de dezembro para antes do Natal

Com o objetivo de aquecer a economia local e também reconhecer o trabalho dos servidores municipais, a Prefeitura de Corrente antecipou o pagamento dos vencimentos de dezembro para hoje, dia 21 de dezembro, inicialmente previsto para o dia 26 e 27 e também efetuou o pagamento do 13° de todos os servidores efetivos e comissionados.

Resultado de imagem para prefeitura de correntePara o Prefeito Murilo, um feito que parece simples, mas tem que ser comemorado diante da realidade enfrentada pelos municípios brasileiros.O prefeito revelou que isso indica uma gestão responsável e que desde que assumiu, sempre teve foco em manter o funcionalismo público com seus vencimentos em dia, numa demonstração clara de um governo sério, comprometido e que, pensa no coletivo.

O prefeito Murilo ressalta o quanto esse pagamento antecipado vai beneficiar não somente os servidores, a medida visa aquecer a economia local e claro, reconhecer o trabalho dos servidores municipais que tanto fazem pela cidade. "Essa é mais uma medida adotada pela administração municipal através da Secretaria de Administração que visa valorizar os seus funcionários. É assim que age quem respeita os princípios da administração pública e as pessoas que nela trabalham, ressaltou a Secretária Municipal de Administração, Diviane Rocha.

Ascom pi 

Corrente em Foco: Novo presidente da Câmara de vereadores de Corrente anuncia concurso para 2019

CONCURSO NA CÂMARA

O vereador disse ainda que será elaborado para ainda em 2019 realizar concurso público para preencher vagas no quadro de funcionários da câmara, Segundo Toni as vagas serão incluídas áreas como serviços gerais, vigias e até acessória jurídica, “Vão estudando” disse o presidente.

Resultado de imagem para VEREADOR DE CORRENTE TONI NOGUEIRA

O Vereador Toni Nogueira vai comandar o poder legislativo de Corrente pelos próximos dois anos, Não é um vereador de oposição votou com o prefeito Murilo e não dever ser problema nas pretensões do executivo, Inclusive é favorável ao projeto que aprova a participação da prefeitura de Corrente no programa do Governo Federal "Avançar Cidades"              

APPM  

O prefeito de Corrente Gladson Murilo foi conclamado a 1º tesoureiro da nova administração da APPM para o biênio de 2019 a 2020 parabéns ao prefeito Murilo isso é importante a região.

REPERCUSSÃO NEGATIVA   

Sinceramente os vereadores que disseram não ter tempo para analisar o projeto que beneficiará a cidade com 42 ruas pavimentadas devem estarem se perguntando “onde fui amarrar a minha burra?” Porque o trem repercutiu mal para eles. Que empurraram o projeto para o ano que vem     

MUDANÇA DE PATENTE

Os militares Sargento Juvenal e Sargento Sales acabam de ser promovidos para os postos de Sub Tenente dentro da polícia miliar do Piaui.

A VOLTA DA GUARDA DE TRANSITO 

Novo convenio acaba de ser assinado entre a prefeitura de Corrente e polícia militar do Piauí, O objetivo é reativar a polícia de transito de Corrente que andava abandonada.

PARCERIA PARA 2019

O novo presidente da câmara de vereadores de Corrente Toni Nogueira em entrevista na rádio cerrado nessa terça feira(18) em nosso programa disse que vai reativar a parceria com a radio cerrado para transmitir as seções da câmara todas as segunda feiras.

CONCURSO NA CÂMARA

O vereador disse ainda que será elaborado para ainda em 2019 realizar concurso público para preencher vagas no quadro de funcionários da câmara, Segundo Toni as vagas serão incluídas áreas como serviços gerais, vigias e até acessória jurídica, “Vão estudando” disse o presidente.

SEM POLITICAGEM NOS CORREDORES

Prometendo ainda barrar o máximo possível a política a partidária dentro da casa do povo, Será uma árdua missão para o novo presidente.

15ª GRE 

A gerente da 15ª GRE esteve nessa quarta feira(19) no programa repórter cerrado na radio cerrado, Fez balanço das atividades letivas do ano 2018 e disse que dia 31 de Janeiro o cargo estará a disposição dos políticos e sabe que o cargo é politico e o governador W.Dias deve fazer mudanças geral. Socorro Amorim está no cargo desde maio de 2017.

  Adson Jordão- Radialista//Colunista

89 99906 8076                                                                                                                              

APPM: Prefeito Murilo é aclamado primeiro tesoureiro

Em Assembleia Extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (18), os prefeitos de Água Branca, Jonas Moura, e Santo Inácio do Piauí, Tairo Mesquita, foram aclamados presidente e vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM) para o biênio 2019-2020, através da chapa “APPM de Resultados”.

O prefeito de Corrente, Gladson Murilo, participou da solenidade, onde foi eleito como 1° tesoureiro da entidade municipalista piauiense. Segundo o gestor, representar o extremo-sul do Estado na chapa vitoriosa é uma missão importante, onde Corrente e os municípios do extemo-sul estarão representados. ”Com certeza a nossa região sai fortalecida em participar de tão importante pauta municipalista. Estaremos representando o sul do Piauí com toda a nossa boa vontade e estaremos mais presentes nas decisões da APPM e dos municípios associados”, destaca.

O  prefeito Murilo ladeado pelo filho Murilinho durante solenidade em Teresina  

O encontro, que contou com a presença de 115 prefeitos do Estado, foi conduzido pelo presidente da entidade, Gil Carlos, e pelo secretário-geral da instituição e prefeito de Caridade do Piauí, Antoniel Ribeiro.

 

Durante a eleição, Jonas Moura agradeceu aos demais prefeitos pelo consenso. "O entendimento foi fundamental. Os prefeitos mostraram grandeza ao abrir mão da disputa e buscar o entendimento. Isso é fundamental, e nossa prioridade é continuar fortalecendo nossa Associação. Demos uma demonstração de inteligência na hora de fazer o consenso, e o trabalho que fizemos, desde o início, foi de unir ainda mais os municipalistas de norte a sul do Piauí", disse.

O presidente da APPM, Gil Carlos, enfatiza que a eleição da APPM fortalece o movimento municipalismo piauiense e aumenta a respeitabilidade da entidade perante a sociedade. ”Faz parte do nosso momento frente à presidência da APPM o entendimento de conseguir fazer com que os prefeitos e prefeitas se unissem em torno de uma nova diretoria, sem disputas e divergências, para que assim continuássemos unidos, fortalecendo a instituição que representamos, bem como o municipalismo no estado do Piauí. Os prefeitos compreenderam a importância de mostrarmos o desprendimento do cargo que ocupamos até aqui, e darmos a oportunidade para outro colega que também chega para contribuir com sua experiência e liderança ao movimento municipalista e à própria APPM. Vemos isto como positivo, é um passo que engrandece a instituição, aumenta a respeitabilidade perante a sociedade, aos demais poderes que constituem o Estado e muito nos honra e dá a sensação de dever cumprido. Acreditamos que a diretoria eleita e seus 16 novos membros devem bem representar a instituição e os municípios piauienses, se somando às demais entidades e ao movimento municipalista nacional, para assim chegarmos ao propósito maior que é gerir o recurso público em benefício da sociedade, buscando mais do que nunca o fortalecimento do municípios, através de um novo pacto federativo, para que as municipalidades tenham mais recursos e condições de manter o seu princípio constitucional de autonomia administrativa, política e financeira para bem servir a população”, explica.

Jonas Moura falou, ainda, da necessidade dos prefeitos se sentirem atendidos pela APPM. "Os prefeitos devem se sentir atendidos pela APPM. É importante essa ajuda para a gestão do dia-a-dia. Precisamos atender todos os municípios, em especial os com índice 0.6 - na tabela do Fundo de Participação - que são os menores e os mais necessitados. Eles têm muitas dificuldades para conseguir recursos e nós precisamos criar uma plataforma que os ajude a arrecadar mais. Essa vai ser nossa luta nos próximos anos, vamos trabalhar a equipe técnica da casa para ajudar os municípios a melhorarem suas arrecadações e buscarem recursos e investimentos na esfera federal”, destacou.

Para Tairo Mesquita, vice-presidente na chapa encabeçada por Jonas Moura, o consenso veio para unir a classe e fortalecer a APPM; “Nós entendemos que o entendimento agrega nossa classe. Precisamos estar unidos para reivindicar melhores condições para nossos municípios e consolidar cada dia mais a nossa Associação” conclui.

A posse da nova Diretoria acontece dia 10 de janeiro, a partir das 10h, e deve contar com autoridades de todos os poderes. Até lá, o atual presidente da instituição e prefeito de São João do Piauí, Gil Carlos, continuará à frente da APPM.

Confira formação da Diretoria da APPM para o próximo biênio:

Fonte APPM

CORRENTE: Batalhão coloca policiais nas ruas para reforçar segurança nesse fim de ano

Em Corrente o 7º BPM coloca policiais nas ruas para garanti a segurança da população nesse final de ano.

Major Hortencio Comandante do 7º BPM de Corrente em entrevista para Adson Jordão na radio cerrado FM     

O motivo tem sido a cara de pau dos assaltantes e audácia é cada vez maior.

Recentemente uma senhora foi abordada em um beco estreito próximo à rua dos estudantes, foi enquanto ela voltava para casa.

O que levou a polícia espalhar militares nas ruas de Corrente é que as abordagens dos meliantes vem abordando, no horário de 9 horas da manhã.

Além desse ocorrido foram registrados mais ocorrências de roubos e furto somente em Corrente.

Da Redação 89 999068076

© 2017 Corrente é notícia, todos os direitos reservados