CORRENTE: Cultura em luto! Morre "Siá Guila" um Ícone da cultura do "bumba meu boi"

Guilherme Martins de Moura nascido em Corrente em 21 de abril de 1942 um dos cidadãos de elevada estima, nunca deixava transparecer tristeza em seu semblante ou se irritava com pouca coisa, Em Corrente foi o principal responsável pela tradição do reisado no município, Era conhecido em Corrente como o Rei dos Reis, Reza sempre em sua casa em dia de santo Reis no mês de janeiro e por muitos anos tem sido um cidadão assíduo com a tradição da levanta do mastro em todo festejo de reis em Corrente.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

Guilherme Martins de Moura (Siá Guila) *21/04/1942 + 16/10/2017

Filho Eduarda Francisca de Jesus e do senhor Odorio Martins de Moura em sua família teve ainda em torno de 20 irmãos cerca de 10 por parte de mãe e mais 10 por parte de pai.

Alguns deles ainda entre nós como Martina Moura, Aldo Martins e Eliete Francisca de Jesus Sousa.

“Siá Guila” Como era carinhosamente e respeitada mente conhecido entre amigos em Corrente fez a alegria de muitos mantendo a tradição de reisado e a tradicional festa do “bumba meu boi” outra tradição viva em Corrente por muitos anos graças a sua dedicação e empenho em encarar a festa de reis sempre com muita fé e dedicação.

Guilherme Martins de Moura (Siá Guila) faleceu nessa última segunda feira(16) em Brasília – DF onde viveu seus últimos dias de vida onde buscava por melhoria em saúde onde passava por um tratamento de saúde, A família disse para o portal corrente e noticia que no domingo(15) ele aparentava estar bem. Pois naquele domingo tinha recebido a visita de familiares como seus sobrinhos que morava vizinho a ele.

Na segunda feira(16) por volta de meio dia os sobrinhos sentiram falta dele quando foram até sua casa próximo e arrombaram a porta, foi quando já viram seu Guila já morto, Foi assim os últimos momentos de “Siá Guila” Segundo a família foi um infarto fulminante que ele sofreu durante a noite em sua casa onde morava sozinho.

O prefeito de Corrente Murilo designou a sua gerencia de Cultura para prestar a última homenagem o que deverá acontecer na casa da cultura nessa quarta-feira(18).

"Guilherme,Siá Guila como todos o conheceram,deixa nas nossas memórias,na história de Corrente, As marcas registradas de um povo guerreiro, que mesmo com a cultura massificada pela televisão,internet, pelo mundo digitalizado, Não deixou perder a essência de um povo, Que tem orgulho de ser Nordestino, Piauiênse e Correntino com muito amor"   Gladson Murilo - Prefeito de Corrente           

“Foi um cidadão que só contribuiu, só somou com a nossa cultura é o famoso Siá Guila gente muito boa um dos homens que mais fez a cultura de nossa cidade crescer” Disse o deputado João Madson.

A família garante que não vai deixar morrer a tradição que era seguida à risca por “Siá Guila”, “Vamos continuar sim com a tradição da reza de reis em Corrente, com o bumba meu boi e tudo mais” Disse Daniel Martins de Moura   um dos sobrinhos de Guilherme Martins.

O VELÓRIO

O Corpo foi liberado do IML de Brasília – DF por volta de 13:00 horas de hoje e a previsão de chegada em Corrente é por volta de 23:00 e segue diretamente para sua residência no bairro Limoeiro, Onde será velado durante a noite e deverá ser homenageado na casa da cultura de Corrente na manhã dessa quarta feira(18) e em seguida será sepultado no cemitério local de Corrente.

 Algumas homenagens postadas na redes socias como de Roberta Guerra e Hélvia Parangua fizeram as seguintes homenagens, Confira.     

A imagem pode conter: textoA imagem pode conter: 1 pessoa

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, em pé

Aguarde mais postagens 

Da Redação 89 99906 8076 

VEJA TAMBÉM
© 2017 Corrente é notícia, todos os direitos reservados