Programa Olhar Bem atendeu mais de 9 mil pessoas no Piauí

Imprimir

O Programa Olhar Bem já mudou o jeito de ver a vida de 9.361 pessoas em todo o Piauí com cirurgias de catarata. O programa realizado pela Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita, levando, assim, saúde para mais perto da população.

Em seis meses, o Olhar Bem promoveu a realização de cirurgias acima da média do que eram feitas em um ano no Piauí. Em 2014, por exemplo, foram feitas pouco mais de 2 mil cirurgias. Iniciado em dezembro de 2015, o programa passou por sete municípios sedes: Picos, Bom Jesus, Floriano, São Pedro do Piauí, Campo Maior, Piripiri, Parnaíba e Corrente.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, a ação “objetiva exatamente isso: descentralizar os serviços, atendendo o maior número possível de pacientes, em um curto intervalo de tempo, e o mais próximo de sua casa”.

O agricultor Izaias Ferreira, de Avelino Lopes, foi beneficiado com a cirurgia nos dois olhos, sendo uma feita em Bom Jesus e a outra em Corrente. “Olha, eu não estou sentindo nada para dizer que está doendo, estou enxergando tudo direitinho. Não tenho palavras para agradecer”, contou Izaias.

Olhar Bem mudou o jeito de ver de mais de 9 mil pessoas( Foto: Allana Sousa)

O atendimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiando a população a partir de 60 anos, triadas pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e outros pacientes com outros tipos de cataratas, como: congênita, traumática e medicamentosa.

Com mais de 9 mil cirurgias e 15 mil consultas, o Programa Olhar Bem se despediu do formato itinerante no dia 24 de junho, em Corrente, com incontáveis histórias de alegrias. Como a dos irmãos Expedito e Fernando, lá de Nazaré do Piauí; a do seu Manoel Freitas, em Guadalupe; Nair de Sousa; a dona Francisca Antonia Lopes da Silva, 67 anos, em Campo Maior, que após um ano e meio tentando fazer uma cirurgia de catarata, foi beneficiada.

Catarata
A catarata é uma opacidade do cristalino (lente natural do olho). Para pessoas que têm catarata, a visão fica nublada, como se olhassem por uma janela embaçada ou enevoada.

Essa visão nublada pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

A maioria das cataratas se desenvolve lentamente e não perturba a sua visão desde o início. Com o tempo, a catarata acabará

ascom pi

VEJA TAMBÉM